Quinta-feira, 05/02/26

Lenda do jiu-jítsu, Kyra Gracie denuncia casos de assédio no esporte

Foto colorida de Kyra Gracie - Metrópoles
Lenda do jiu-jítsu, Kyra Gracie denuncia casos de assédio no – Reprodução

Com o título “Assédio no jiu-jítsu: o que sempre soubemos e ninguém combateu”, Kyra Gracie, lenda do esporte, denunciou os casos que presenciou durante a vida na luta através de um vídeo publicado no YouTube. Ao todo, o post tem 8 minutos e 37 segundos.

 

Kyra afirma que resolver não ficar calada foi libertador para ela. Além disso, a lutadora acredita que, caso não fosse da renomada família Gracie, teria sido vítima ainda mais vezes.

Imagina você peladinha dentro do meu kimono keiko’. Um senhor de idade falando isso para uma menina. E essa menina era eu, com 18 ou 19 anos. Ele veio dizendo que queria me patrocinar, e eu congelei. Quando ele estava nos eventos, eu me escondia. Ele errou, e eu me calei. Guardei isso até agora porque o ambiente silencia as mulheres”, relatou a lutadora.

Na sequência, a pentacampeã mundial com kimono, e mais três vezes vencedora sem kimono, afirmou que esses casos não são uma exceção, mas que fazem parte da cultura do esporte. “Testemunhei centenas de casos, e por muito tempo tive medo de falar”, disse.

“Sei que vou ser criticada por só falar agora, mas o silêncio só protege os agressores. E a cada dia vão surgindo mais denúncias de assédio contra professores e nomes renomados do meio da luta”, concluiu Kyra.

André Galvão acusado de assédio

A denúncia de Kyra veio logo após André Galvão ser acusado de assediar sexualmente uma aluna da academia de jiu-jitsu Atos, em San Diego, nos Estados Unidos. Alexa Herse tem 18 anos e disse ter sido tocada de forma inaproprida por ele durante treinos.

Além disso, ainda afimrou que o líder do centro comentava frequentemente sobre o corpo dela. A menina registrou queixa na polícia.

1 de 3

André Galvão

Reprodução/Instagram/André Galvão

2 de 3

André Galvão foi acusado de assédio sexual

Reprodução/Instagram/André Galvão

André Galvão respondeu a acusação por meio das redes sociais. Na publicação, o lutador apontou como falsas as denúncia e disse que entrará na justiça para “proteger a integridade da Atos”.


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *