Quinta-feira, 05/02/26

João Fonseca projeta defesa do título na Argentina e sequência no Rio

João Fonseca perde posições no ranking ATP após Australian Open - destaque galeria
João Fonseca perde posições no ranking ATP após Australian Open – Reprodução

Recuperado de uma sobrecarga na lombar, João Fonseca afirmou nesta quinta-feira (5/2) em entrevista coletiva, que está pronto para iniciar o giro sul-americano da temporada. O brasileiro terá como primeiro compromisso o ATP 250 de Buenos Aires, torneio que venceu em 2025. Na sequência, ele disputa o Rio Open, no Rio de Janeiro.

“Estou bem focado, 100% e confiante para esses próximos dois torneios importantes para mim”, disse João.

Número 34 do ranking mundial, o tenista de 19 anos teve o início de 2026 limitado por um problema físico na região lombar. Por causa disso, entrou em quadra apenas uma vez na temporada, na estreia do Australian Open, quando foi eliminado pelo norte-americano Eliot Spizzirri.

1 de 4Reprodução / Instagram / Swiss Indoor
2 de 4

João Fonseca estreia na temporada.

Tomas Diniz Santos/Getty Images

3 de 4 Franco Arland/Getty Images
4 de 4Julian Finney/Getty Images

Com a recuperação, Fonseca afirmou que já direciona o foco para a defesa do título em Buenos Aires e para a forma como pretende lidar com a pressão natural da situação. Segundo ele, o objetivo é manter a atenção no desempenho em quadra, já que é a primeira vez em que defende um título ATP.

“Vai ser a minha primeira vez defendendo o título ATP. Pressão e expectativa vão existir, mas a gente tem que enfrentar bem essa situação. É chegar lá e dar nosso melhor e, enfim, seja o que for”, afirmou o brasileiro.

Em 2025, João Fonseca subiu mais de 100 posições no ranking em sua primeira temporada completa no circuito profissional. Apesar da expectativa, o brasileiro reforçou que a prioridade está na consistência ao longo do ano, não em metas ligadas ao ranking.

“Eu nunca fui um menino que pensava muito no ranking. Ainda não sou, mas eu penso mais em resultados, em sequência de bons resultados e não oscilar muito”, disse.

Após a semana na Argentina, João Fonseca retorna ao Rio de Janeiro para disputar o Rio Open, que começa no dia 16. Presente em todas as edições do torneio, ele destacou o peso emocional de jogar em casa e o ambiente diferente proporcionado pela torcida brasileira.

“Estive lá em todas as edições, então é um torneio com certeza especial. Vai ter amigos, família. A galera que conheci jogando vai estar lá, é do lado da minha casa”, completou.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *