Sexta-feira, 06/02/26

Escola pública de Arniqueira entra em fase de acabamento

Escola pública de Arniqueira entra em fase de acabamento
Construção da primeira escola pública de Arniqueira entra na fase de acabamento – Reprodução

Construção da primeira escola pública de Arniqueira avança

A construção da primeira escola pública de Arniqueira, executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), entrou na fase de acabamento. Com um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), o novo Centro Educacional (CED) atenderá a mais de 1,5 mil alunos dos ensinos fundamental II e médio da rede pública.

Estrutura e localização

Localizada no Setor Habitacional Arniqueira (SHA), Conjunto 4, Área Especial 6, em um terreno de 7.847,93 metros quadrados, a escola ocupa uma área construída de 4.968,79 m², distribuída em dois pavimentos. O espaço fica em uma área estratégica, entre a sede da administração regional e a futura Unidade Básica de Saúde (UBS), fortalecendo o conjunto de equipamentos públicos da região.

Andamento da obra

Atualmente, as equipes atuam nos serviços de reboco, emassamento, pintura e revestimentos, além da instalação dos castelos-d’água. Também já foi iniciada a execução da quadra poliesportiva, que havia sido invadida e agora está totalmente liberada para as obras, juntamente com a construção da guarita e do estacionamento.

Estrutura completa para os estudantes

O projeto prevê uma estrutura completa para oferecer um ambiente moderno e adequado para o desenvolvimento educacional e social dos estudantes. As instalações incluem:

  • 18 salas de aula
  • Auditório
  • Biblioteca
  • Sala de música
  • Sala de artes plásticas
  • Sala multimídia
  • Espaços para o grêmio estudantil e apoio pedagógico
  • Cozinha industrial, refeitório, vestiários e pátio coberto

Impacto na comunidade

Moradora da região, a professora Mayrlla Santos, de 35 anos, destaca a importância da nova unidade: “É muito bom porque vai amenizar a superlotação nas salas de aula. A gente sabe o quanto isso impacta no aprendizado. Ter uma escola aqui em Arniqueira significa mais acesso e uma educação de mais qualidade para as crianças e os jovens”.

Além de ampliar a oferta de vagas, o CED de Arniqueira deve reduzir o deslocamento diário de centenas de estudantes que hoje precisam se deslocar para cidades como Taguatinga, Riacho Fundo e Recanto das Emas. A proximidade da escola com as residências contribui para mais segurança, economia de tempo e qualidade de vida para as famílias.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressalta o significado da obra: “Ver essa escola sair do papel é saber que muitas crianças e jovens vão poder estudar perto de casa, em um espaço digno, bem-estruturado e com padrão moderno. Isso representa cuidado com as pessoas, compromisso com um futuro melhor para quem depende da escola pública e um investimento que impacta diretamente a vida das famílias, contribuindo para reduzir desigualdades no acesso à educação”.

A construção do CED integra o conjunto de investimentos do GDF voltados à expansão e qualificação da rede pública de ensino, garantindo uma infraestrutura adequada e mais oportunidades educacionais para os estudantes do Distrito Federal.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, reforça o compromisso da companhia com a entrega do equipamento educacional: “Aproveitamos o período de estiagem para avançar de forma significativa na obra, mas mesmo durante o período de chuvas vamos manter o ritmo e dar ênfase total à conclusão desse centro educacional, que é uma demanda histórica da população de Arniqueira”.

*Com informações da Novacap

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *