Aos 22 anos, Eileen Gu se prepara para participar da 2ª Olimpíada de Inverno da carreira dela. Apesar da jovialidade, a atleta chinesa já é a mais bem paga dos Jogos, além de ser também a mais nova. Ainda por cima, entre as mulheres esportistas no geral, ela é a 4ª com maior faturamento.
Os Jogos de Inverno começam nesta sexta-feira (6/2). Eileen vai às pistas de esqui às 6h30 (de Brasília) deste sábado (7/2), pelo slopestyle.
A esquiadora é filha de mãe chinesa e pai estadunidense, mas escolheu representar o país asiático nas competições. O debute de Gu foi nos Jogos de Inverno de Pequim, em 2022. Com somente 18 anos, a atleta faturou duas medalhas de ouro, no Big Air e Halfpipe, e uma prata no Slopestyle, e se tornou a campeã olímpica mais nova no esqui livre.
Gu também já somou dois campeonatos mundiais, em Aspen-2021. O Ouro foi pelo Halfpipe e Slopestyle, e ainda conseguiu o bronze no Big Air.
A primeira conquista da chinesa foi aos nove anos, quando venceu o torneio júnior da Associação de Snowboard e Freeski dos EUA. Em 2019, aos 16 anos, ganhou a primeira competição de âmbito global, a Copa do Mundo de Esqui. Além do sucesso como esportista, Gu também se graduou em uma das faculdades mais cobiçadas do mundo: a Standford University.
Somente em 2025, Eileen faturou 23 milhões de dólares (cerca de R$123 milhões). Com esse valor, ela fica atrás apenas das tenistas Coco Gauff, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek, como atleta mais bem paga.








