Sábado, 07/02/26

Campanha ‘Não Acabe Com a Minha Festa’ combate assédio no Carnaval do DF

Campanha 'Não Acabe Com a Minha Festa' combate assédio no Carnaval do DF
Campanha Não Acabe Com a Minha Festa combate o assédio no Carnaval do DF – Reprodução

Campanha contra o assédio no Carnaval

A Secretaria da Mulher (SMDF) lançou, nesta sexta-feira (6), a campanha Carnaval Sem Assédio, com o slogan “Não Acabe Com a Minha Festa”, para combater o assédio e a violência contra as mulheres durante o período carnavalesco no Distrito Federal. A ação visa orientar foliões, comerciantes e trabalhadores sobre a importância do respeito e reforçar os canais de denúncia.

“Já passei por situações de assédio no Carnaval em que eu disse ‘não’ e a pessoa não me respeitou. Nós vamos para curtir, e essas situações estragam a nossa festa. Essa ação é essencial para o combate à violência contra as mulheres. Precisamos alertar a população sobre esse crime”, enfatizou a recepcionista Larissa Oliveira, de 32 anos.

A campanha chega ao quarto ano consecutivo e, na tarde desta sexta-feira, equipes da pasta estiveram em um estabelecimento comercial da Asa Sul realizando ações de conscientização, orientação e acolhimento.

A estratégia busca alertar sobre a importância do respeito, além de reforçar os canais de denúncia disponíveis para vítimas e testemunhas de violência de gênero, prática que tende a se intensificar nesta época do ano.

A vice-governadora Celina Leão afirmou que o combate ao assédio no Carnaval é fundamental para garantir que a festa seja um espaço seguro, livre e inclusivo para todas as mulheres. “O nosso foco é promover a segurança e a proteção de todas. Essa é uma festa de celebração e o combate ao assédio permite que todos participem sem medo de violência ou intimidação. Folia sim, assédio não!”.

Com o slogan “Não Acabe Com a Minha Festa”, cerca de 3 mil cartazes e adesivos começaram a ser distribuídos desde o dia 2 de fevereiro por aproximadamente 90 servidores da pasta. Os materiais são fixados em locais de grande circulação, como banheiros e entradas de bares e restaurantes.

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, as iniciativas de prevenção são fundamentais. “Nossa equipe está atuando em diversas cidades do DF para divulgar os canais de denúncia, entre eles o Disque 180, que garante acolhimento e orienta as vítimas sobre como proceder, assegurando apoio imediato. Essa iniciativa educa sobre consentimento, combate a violência de gênero, que aumenta nessa época, e encoraja as denúncias de assédio sexual, que é crime. Carnaval feliz é Carnaval sem assédio!”, ressaltou.

“Não apenas no Carnaval, mas durante todo o ano, precisamos reforçar essa prevenção. Essa ação, em parceria com a Secretaria da Mulher, é muito importante, porque sabemos que muitos casos de assédio acontecem neste período. Estamos aqui para conscientizar os homens e incentivar as denúncias por meio do Disque 180”, afirmou o proprietário do estabelecimento da Asa Sul, Henrique Migras.

Os cartazes trazem um QR Code que direciona para o site da Secretaria da Mulher, além dos principais canais de denúncia: 190 (Polícia Militar), 156 – opção 8 (Central do GDF), 180 (Central de Atendimento à Mulher).

Resultados e protocolo contra o assédio

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), não houve registro de ocorrências de assédio durante o período de Carnaval nos últimos dois anos, resultado atribuído às ações preventivas, à presença do poder público nos territórios e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

A iniciativa também coloca em prática o Protocolo Por Todas Elas, instituído pelo Decreto nº 45.772/2024, que regulamenta a Lei nº 7.241/2023. O protocolo prevê que espaços públicos e privados adotem medidas para garantir segurança, proteção e apoio às mulheres vítimas de violência, assédio ou importunação sexual.

Confira o cronograma das ações:

  • 9/2 – 14h às 17h – Bares e comércios do Jardim Botânico
  • 10/2 – 10h às 17h – Estabelecimentos do Sudoeste/SIG
  • 11/2– 14h às 17h – Temporâneo; Fausto e Manuel; Pontão
  • 12/2 – 14h às 17h – Beirute; Simpsons; Parque da Cidade
  • 13/2 – 14h às 17h – Estabelecimentos da Asa Norte
  • 14/2 – 16h às 19h – Bloquinho Fica Comigo
  • 14/2 – 18h às 20h – Festival Me Leva
  • 6/2 – 14h às 17h – Estabelecimentos do Varjão
  • 9/2 – 14h às 17h – Estabelecimentos de Sobradinho I e II
  • 10/2 – 14h às 17h – Estabelecimentos de Planaltina
  • 11/2 – 14h às 17h – Estabelecimentos do Paranoá
  • 12/2 – 14h às 17h – Estabelecimentos do Itapoã
  • 15/2 – 15h às 18h – Blocos no Plano Piloto
  • 16/2 – 14h às 17h – Blocos no Plano Piloto
  • 17/2 – 18h às 20h – Estabelecimentos do Setor Comercial Sul

*Com informações da SMDF

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *