Vanderlei Luxemburgo segue sendo o único treinador brasileiro a comandar o Real Madrid. O ex-técnico decidiu se aposentar em 2024, após 40 anos dedicados à beira dos gramados. Além da passagem pelo clube espanhol, Luxa também conquistou diversos títulos no futebol brasileiro e foi campeão da Copa América de 1999 com a Seleção Brasileira.
Um dos marcos da carreira de Vanderlei Luxemburgo foi se tornar o primeiro, e até hoje, único treinador brasileiro a comandar o Real Madrid. O ex-técnico assumiu o comando do time espanhol em 2005, após a tríplice coroa com o Cruzeiro, em 2003, e o Brasileirão com o Santos, em 2004. Ao Metrópoles, Luxa deu mais detalhes sobre o momento que completou 20 anos em 2026.
“Eu estava no Santos e renovando contrato para seguir na temporada seguinte. A gente tinha sido campeão brasileiro. No Natal, chega uma proposta do Real Madrid. No primeiro momento, achei que fosse uma brincadeira, mas, na manhã seguinte, chegou a proposta real. Conversei com o Marcelo Teixeira, ele ficou bravo, mas expliquei que era para o Real Madrid e ele entendeu”, relembrou.
Ele explicou que, apesar de o futebol ser universal, os cenários são diferentes. “Os jogadores me abraçaram e falaram que estariam comigo para seguir junto esse caminho. O Zidane se identificou muito forte comigo e me ajudou bastante com o restante no grupo. Fiz um trabalho muito bom lá, mas aconteceram coisas importantes que me fizeram voltar”, detalhou.
Luxemburgo deixou o comando do Real Madrid após discussão com Florentino Pérez. O ex-técnico abriu o jogo sobre o desligamento da equipe merengue:
“A gente tinha uma relação muito boa, eu jantava e me encontrava com o Florentino três, quatro vezes por semana. A gente teve uma discussão e, ao invés de eu responder ‘vamos conversar amanhã’ ou algo do tipo, eu tentei rebater em local público. Não deu mais para ficar lá”, relatou.
Se pudesse voltar no tempo, Luxemburgo faria diferente.
“Se tivesse respondido diferente, eu teria dado continuidade ao Real Madrid e tenho certeza de que seria um trabalho muito bom. Cometi ali, naqueles 30 segundos, um equívoco. Foi um dos maiores erros na minha história no futebol”, complementou.
Invasão de estrangeiros no futebol brasileiro
A atual temporada registra um recorde de estrangeiros no futebol brasileiro. Somente na Série A do Brasileirão, há 151 gringos registrados entre os atletas. A marca não para por aí: entre os treinadores, nove têm outras nacionalidades. Essa “invasão” de profissionais de outros países incomoda Luxemburgo.
Segundo o ex-treinador, a busca por jogadores deveria começar no mercado brasileiro e na formação de promessas nas categorias de base:
“É uma aposta, porque é difícil trazer esses jogadores que muitas vezes não se adaptam e vão embora. São dois negócios, o de trazer e o de voltar esses jogadores. No final da temporada você vai ver quantos vão embora”, avaliou Luxemburgo.
Ele ainda opinou sobre a saída de joias do futebol brasileiro. “Os clubes estão sem dinheiro e vendem esses bons jogadores da base mais rápido e por nem tanto dinheiro. A idade de procura vem diminuindo. Agora, com oito anos, já estão indo embora, e isso enfraquece cada vez mais a qualidade da formação”, reforçou.
Falando no futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo ainda comentou sobre a falta de identificação dos torcedores com a Seleção Brasileira. Vale lembrar que 2026 é ano de Copa do Mundo.
“Quando você vê um jogo da Seleção Brasileira hoje em dia, os torcedores que vão ao estádio, às vezes, nem identificam quem são os nossos jogadores. O ídolo das crianças brasileiras não pode ser o Cristiano Ronaldo, tem que ser o Neymar, Ronaldo” completou.
Luxemburgo revela quais times gostaria de ter treinado
Apesar de uma vasta experiência no futebol e passagens por mais de 40 equipes e seleções, Luxemburgo revelou ter recebido propostas mesmo com o anúncio da aposentadoria. Além disso, Luxa revelou os clubes que gostaria de ter treinado ao longo da carreira:
“São Paulo, Botafogo e Internacional. No Inter e no Botafogo, eu joguei, mas no São Paulo, não. Queria ter trabalhado no São Paulo, porque é um clube que sempre achei que o Telê Santana se recuperou no futebol do São Paulo. Lá, ele voltou a ser um ganhador”, revelou.
Por fim, ele revelou que recebeu proposta do Inter, mas, na ocasião, estava no Grêmio.
Supercopa Rei
Vanderlei Luxemburgo esteve em Brasília para acompanhar a Supercopa Rei 2026, que terminou com a vitória do Corinthians sobre o Flamengo por 2 x 0. A partida foi uma realização do Metrópoles Sports. Os gols foram marcados por Gabriel Paulista e Yuri Alberto.
Torcedor assumido do Flamengo, Luxa detalhou que o Corinthians conquistou um título muito importante neste início de temporada e elogiou as torcidas na capital federal:
“Quero enaltecer que Corinthians e Flamengo deram ontem uma demonstração no Mané Garrincha de que o futebol pode ser liberado para as duas torcidas. O jogo foi meio a meio e não teve nenhuma confusão durante o jogo. O futebol quando está as duas torcidas é muito bonito e esse jogo tem que servir de exemplo”, completou.
O ex-treinador ainda comentou sobre o favoritismo na decisão. “Antes do jogo começar, todo mundo é favorito. Mas, quando a bola começa a rolar, isso acaba e o mais fraco pode ganhar do mais forte. O Corinthians, quando vai para um jogo decisivo como esse, o difícil é chegar, mas, quando entra no jogo, é diferente”, disse Luxa.
A decisão entre o Flamengo e Corinthians marcou o recorde de público da história da Arena BRB Mané Garrincha. Ao todo, 71.244 torcedores estiveram presentes no estádio.








