O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está “profundamente preocupado” com novas medidas israelenses para reforçar o controle na Cisjordânia ocupada e abrir caminho para uma maior expansão dos assentamentos nesse território palestino, indicou seu porta-voz nesta segunda-feira (9).
“O secretário-geral está profundamente preocupado com a decisão, noticiada, do gabinete de segurança israelense de autorizar uma série de medidas administrativas e de aplicação nas Áreas A e B da Cisjordânia ocupada”, disse o porta-voz Stéphane Dujarric.
Além disso, Guterres advertiu que “a perspectiva de uma solução de dois Estados está sendo minada”, acrescentou Dujarric.
As medidas relativas à Cisjordânia foram anunciadas no domingo pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, político de extrema direita do partido Sionismo Religioso, e pelo ministro da Defesa, Israel Katz.
Elas incluem a eliminação de regulamentos em vigor há décadas que proíbem pessoas judias de comprar terras na Cisjordânia.
Também está prevista a transferência da autoridade sobre as permissões de construção para assentamentos em partes de cidades palestinas, incluindo Hebron, dos órgãos municipais da Autoridade Palestina para Israel.








