Terça-feira, 10/02/26

MPDFT e Metrô-DF discutem modernização e expansão do metrô

MPDFT e Metrô-DF discutem modernização e expansão do metrô
MPDFT e Metrô-DF discutem modernização e expansão do metrô – Reprodução

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), realizou uma reunião na última sexta-feira, 6 de fevereiro, com representantes da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) para atualizar o acompanhamento das melhorias no sistema metroviário.

Durante o encontro, o Metrô apresentou um diagnóstico da frota atual, destacando que parte dos trens pertence à série 1000, com tecnologia de sinalização de quatro décadas atrás. Essa obsolescência tem causado falhas frequentes e dificuldades na reposição de peças. Como medida corretiva, a empresa planeja adotar a tecnologia de ‘bloco móvel’, que utiliza comunicação por antenas para reduzir intervalos entre trens e aumentar a capacidade de transporte.

Foi informado que o edital para a aquisição de 15 novos trens será lançado em abril deste ano. Além disso, os processos para a expansão dos ramais de Samambaia e Ceilândia estão em andamento. Estudos de viabilidade e anteprojetos já foram publicados para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Sol Nascente e no Recanto das Emas. Para suportar o crescimento, o Metrô tem modernizado subestações de energia, visando maior estabilidade elétrica.

A segurança dos usuários também foi tema da discussão. O Metrô apresentou um projeto para substituir as câmeras de vigilância por modelos com reconhecimento facial e instalar sensores de fibra óptica ao longo das linhas para detectar invasões em tempo real.

Questões orçamentárias foram identificadas como principal desafio para os investimentos. A companhia defende sua inclusão no anexo de prioridades da Lei Orçamentária Anual, a fim de evitar contingenciamentos e assegurar recursos para manutenções corretivas e preventivas.

O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, afirmou que o Ministério Público continuará monitorando o progresso dessas iniciativas para garantir a eficiência e a segurança do transporte público no Distrito Federal.

Participaram da reunião os promotores de justiça Bernardo Barbosa Matos e Dênio Augusto de Oliveira Moura; o presidente do Metrô, Anderson Cabral; o diretor de operação e manutenção, Márcio Guimarães; e a chefe da Procuradoria Jurídica do Metrô, Luciana Caixeta Ganim.

*Com informações do MPDFT

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *