Terça-feira, 10/02/26

INPC sobe 0,39% em janeiro e acumula 4,3% em 12 meses

INPC sobe 0,39% em janeiro e acumula 4,3% em 12 meses
INPC sobe 0,39% em janeiro e acumula 4,3% em 12 – Reprodução

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou alta de 0,39% em janeiro, após marcar 0,21% em dezembro. Com esse resultado, o indicador acumula 4,3% nos últimos 12 meses, superando o acumulado de 3,9% até dezembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês passado, a inflação dos produtos alimentícios caiu pela metade em relação a dezembro, passando de 0,28% para 0,14%. Já os itens não alimentícios registraram salto de 0,19% para 0,47%.

O INPC apura o custo de vida para famílias com renda de um a cinco salários mínimos, atualmente em R$ 1.621. Diferente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conhecido como inflação oficial, que mede variações para famílias com renda até 40 salários mínimos e registrou 0,33% em janeiro, acumulando 4,44% em 12 meses, o INPC atribui maior peso aos alimentos – cerca de 25% do índice, contra 21% no IPCA –, refletindo o perfil de consumo das famílias de menor renda.

A coleta de preços é realizada em dez regiões metropolitanas, como Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

O indicador influencia diretamente diversos reajustes, como salários de categorias profissionais ao longo do ano. O salário mínimo utiliza o INPC de novembro em seu cálculo, enquanto o seguro-desemprego, o teto do INSS e benefícios acima do mínimo são reajustados com base no acumulado até dezembro.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *