Quarta-feira, 11/02/26

MPDFT elogia plataforma de transparência do GDF em parcerias com OSCs

MPDFT elogia plataforma de transparência do GDF em parcerias com OSCs
MPDFT elogia plataforma de transparência do GDF em parcerias com – Reprodução

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) visitaram, nesta terça-feira (10), a Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) para conhecer a Plataforma Parcerias-GDF, criada para aumentar a transparência nas relações entre o governo local e organizações da sociedade civil (OSCs).

Os visitantes saíram impressionados com a iniciativa. “Tenho certeza de que esse modelo criado pelos técnicos da Seec-DF pode ser uma boa referência para o governo federal, principalmente neste momento em que se discute o papel e as formas de uso das emendas parlamentares”, afirmou José Eduardo Sabo Paes, procurador distrital dos Direitos do Cidadão do MPDFT. Ele enfatizou que a plataforma pode servir de base devido às suas propostas, exigências e legislações.

A ferramenta oficial processa as parcerias, permitindo o acompanhamento das ações das OSCs e o destino dos recursos públicos. Seu foco principal é a transparência e o controle, garantindo acesso das informações ao cidadão e visibilidade às ações desenvolvidas.

Bernardo Barbosa Matos, promotor de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos e secretário-executivo do Mapa Social do MPDFT, destacou a importância de todas as parcerias serem realizadas dentro da plataforma. “Isso garante controle da execução, transparência e conformidade na aplicação dos recursos”, disse ele. Matos também apontou as diversas funcionalidades da iniciativa, que permitem acesso às OSCs, à sociedade e aos órgãos de controle interno e externo.

Atualmente, 70% das parcerias ocorrem via termos de fomento e 24% por meio de termos de colaboração. A plataforma conta com mais de 3,4 mil usuários cadastrados, incluindo 1.186 OSCs e 32 órgãos da administração direta e indireta, como fundações e autarquias.

Com informações da Secretaria de Economia (Seec-DF)

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *