Sexta-feira, 13/02/26

CPI do Crime Organizado convoca diretor da Meta para depoimento sobre crimes em redes sociais

Meta insta Austrália a repensar proibição de menores nas redes sociais
Meta insta Austrália a repensar proibição de menores nas redes – Reprodução

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado Federal ouvirá, na terça-feira (24), às 9h, o diretor-geral da Meta no Brasil, Conrado Leister. O depoimento visa obter esclarecimentos sobre o possível uso das plataformas digitais da empresa, como Facebook e Instagram, na disseminação de atividades criminosas e como fonte de financiamento para organizações criminosas.

Leister foi convocado por meio de requerimento apresentado pelo relator da comissão, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). A urgência do depoimento é justificada por recentes revelações publicadas pela imprensa, baseadas em documentos internos da Meta.

Esses documentos indicam que a empresa faturou aproximadamente US$ 16 bilhões em 2024 com a veiculação de anúncios de golpes e produtos proibidos. Esse valor corresponderia a cerca de 10% da receita anual total da companhia.

Segundo o relator, os anúncios em questão expuseram milhões de usuários a fraudes, como golpes de comércio eletrônico, investimentos falsos, cassinos ilegais e venda de produtos médicos proibidos. Tais práticas poderiam servir como fontes de receita e métodos de lavagem de capitais para facções e organizações criminosas, que são o foco de investigação da CPI.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *