O WTA 1000 de Dubai não contará com as duas principais tenistas do ranking mundial feminino. Aryna Sabalenka e Iga Swiatek tiveram suas desistências confirmadas pela organização do torneio nesta sexta-feira (13/2) do evento que acontecerá entre os dias 18 e 24 nos Emirados Árabes Unidos.
Líder do ranking, Sabalenka optou por não competir por questões físicas: “Lamento muito ter que desistir de Dubai. Tenho uma ligação muito especial com o torneio, os fãs e a cidade. Infelizmente, não estou me sentindo 100%. Espero voltar no ano que vem e desejo ao torneio um grande sucesso”, declarou a bielorrussa.
A número 1 do mundo iniciou a temporada como uma das favoritas nos principais eventos do calendário, mas ainda busca maior regularidade em Dubai, onde nunca passou das quartas de final em nove participações. No ano passado, caiu nas oitavas de final.
Em 2026, disputou dois torneios. Em Brisbane, foi campeã ao vencer a ucraniana Kostyuk. Semanas depois, no Australian Open, chegou às finais, mas ficou com o vice após perder para a cazaque Rybakina
Já Swiatek, atual número 2 do mundo, justificou a ausência por mudança na programação e organização do calendário da temporada. “Lamento anunciar que não jogarei em Dubai este ano devido a uma mudança de calendário. Espero voltar no ano que vem e vivenciar este grande torneio”.
Assim como a bielorrussa, Iga disputou dois torneios no ano, mas com desempenhos abaixo do esperado. A polonesa abriu a temporada no Australian Open e caiu nas quartas para a campeã Rybakina. No aberto de Doha, realizado nessa quinta (12/2), perdeu para a grega Sakkari.







