Folhapress
O Ministério das Relações Exteriores da Espanha anunciou que fornecerá ajuda humanitária a Cuba por meio da ONU. A ilha vive uma profunda crise econômica, agravada pela pressão de Donald Trump, com medidas que visam sufocar as finanças do país.
Em comunicado à imprensa, nesta segunda-feira (16), a pasta informou que o auxílio será na forma de alimentos e suprimentos essenciais de saúde, mas não especificou um cronograma ou o valor da ajuda.
O acerto ocorreu após reunião entre o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, e o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, segundo o comunicado, sem fornecer mais detalhes.
“Reiteramos nosso compromisso em fortalecer o diálogo e a cooperação política, econômica e comercial em benefício de ambos os países, no atual contexto internacional complexo, diante das violações da paz, da segurança e do direito internacional, e da crescente agressão dos Estados Unidos contra Cuba”, escreveu Rodríguez em comunicado.
O ministro das Relações Exteriores cubano fez uma breve escala em Madri após visitar a China e o Vietnã. A Espanha é governada pelo premiê socialista Pedro Sánchez.
Cuba enfrenta uma grave crise energética com a interrupção do fornecimento de petróleo da Venezuela, depois da captura de Nicolás Maduro pelos EUA. Havana também sofere com as ameaças de Washington de impor tarifas aos países que vendem petróleo para a ilha.
Diante dessa situação, o regime implementou um pacote de medidas emergenciais, restringindo a venda de combustíveis e reduzindo o transporte público, atividade já severamente afetada pela prolongada crise econômica, com apagões e escassez de alimentos e medicamentos.








