Quarta-feira, 18/02/26

SLU recolhe 29 toneladas de lixo e devolve ruas limpas após o Carnaval 2026

SLU recolhe 29 toneladas de lixo e devolve ruas limpas após o Carnaval 2026
SLU recolhe 29 toneladas de lixo e devolve ruas limpas – Reprodução

Equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal realizaram uma operação intensiva na Quarta-feira de Cinzas (18), recolhendo 29 toneladas de resíduos deixados pelos blocos de Carnaval. O volume representa quase o dobro das 15 toneladas coletadas no mesmo período em 2025, atribuído ao aumento do público nos eventos.

A estratégia envolveu 1.200 profissionais distribuídos em três turnos, posicionados para agir logo após o encerramento dos blocos, garantindo a limpeza dos principais pontos da festa no dia seguinte. Segundo o subdiretor de Limpeza Urbana, Everaldo Araújo, o planejamento permitiu uma resposta rápida e efetiva. “Nós empregamos mais de 1.200 trabalhadores, em três turnos. Após o término dos blocos, as equipes já entravam de forma rápida e efetiva para entregar, no dia seguinte, todos os locais limpos”, afirmou.

O material coletado será direcionado a cooperativas de reciclagem, beneficiando os trabalhadores do setor. Araújo destacou fatores como o programa Vai de Graça, que facilitou o acesso ao transporte público, o bom tempo e o planejamento de segurança como responsáveis pelo maior comparecimento dos foliões, resultando em mais resíduos.

Trabalhadores envolvidos na operação compartilharam experiências positivas. A gari Hillary Leal, que também participou do bloco Vassourinhas formado por funcionários do SLU, notou um aumento na conscientização do público para a separação de resíduos. “Teve aumento de pessoas e de lixo, mas também houve mais conscientização. A gente notou uma separação melhor dos resíduos, o que facilita o nosso trabalho”, disse.

Com 17 anos na limpeza urbana, Maria das Graças Cardoso enfatizou a gratificação de devolver a cidade limpa e apelou para a colaboração da população. “Separar o lixo ajuda muito. A gente corre risco com vidro e material perfurocortante. Se a população colaborar, ajuda a gente e ajuda o meio ambiente”, orientou, recomendando também o respeito aos dias corretos de coleta.

A professora Aritana Carvalho Nascimento elogiou a agilidade do SLU, destacando que a limpeza beneficia turistas e moradores. “Foram 29 toneladas de lixo. É muita coisa. Quando o turista chega e encontra a cidade limpa, ele consegue aproveitar a paisagem”, observou. Para ela, o esforço dos trabalhadores, que iniciaram às 4h da manhã, é essencial para o bem-estar coletivo.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *