A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou, nesta quinta-feira (19), a vacinação contra a dengue para profissionais da área que atuam na linha de frente. No primeiro momento, a imunização contempla trabalhadores com maior exposição à doença, como os agentes de Vigilância Ambiental (Avas), que combatem os focos do Aedes aegypti, e as equipes de Consultório na Rua (eCR) e de Saúde da Família (eSF), que atendem diretamente os pacientes.
A enfermeira Larissa Andrade, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante, destacou a importância da proteção: “Para mim, é muito importante ficar protegida. Assim, evito ficar doente e posso cuidar melhor dos pacientes”. A técnica de enfermagem Rosiane Correa, da eCR da UBS, acrescentou: “Essa vacina me dá a segurança necessária para fazer os atendimentos”.
Essa iniciativa complementa a vacinação já em curso para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que continua aberta. A chegada de novas doses produzidas pelo Instituto Butantan permitiu o início dessa estratégia focada na proteção dos profissionais de saúde.
“Essa é uma medida estratégica de proteção coletiva, que contribui para reduzir afastamentos, garantir a continuidade dos serviços e assegurar assistência qualificada à população do DF”, explicou o coordenador da Atenção Primária da SES-DF, Afonso Abreu. As salas de vacina receberam doses suficientes para atender tanto os servidores elegíveis quanto os Avas dos Núcleos de Vigilância Ambiental próximos.
Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio da SES-DF, reforçou o impacto: “Ao vacinar quem está na linha de frente, zelamos também pelos usuários do sistema, pois ampliamos a capacidade de resposta dos serviços de saúde”.








