Monteiro é um veterano da checagem de identidade no Brasil. Foi sob a batuta dele, em sua passagem pela secretaria de governo digital do Ministério da Economia, que o governo brasileiro começou a integrar os dados pessoais de cidadãos brasileiros para criar um grande cadastro nacional cuja chave era o CPF da pessoa. Na visão dele, mesmo depois de averiguar a idade de todos os usuários, o trabalho das plataformas brasileiras online estará longe.
Agora que a lei traz para a internet a verificação de idade, você vai ter gente maliciosa querendo se passar por pessoas mais jovens para poder interagir com crianças nas plataformas
Felipe Luis Salin Monteiro, vice-presidente global da Unico
Conhecendo o usuário
Não é à toa que a Unico está de olho na verificação etária obrigatória do ECA Digital. Por ano, a empresa brasileira já faz bilhões de checagens de identidade de clientes para bancos e bets. Como a idade é um aspecto dos vários a compor a identidade de alguém, a companhia está acompanhando uma discussão em um terreno confortável a ela.
Para Monteiro, plataformas que já conhecem seus usuários, como bancos e bets, precisarão apenas confirmar se a data de nascimento informada é real. Desafio diferente será enfrentado pelas empresas online que liberam acesso anonimizado, como redes sociais ou sites de conteúdo adulto.








