Sexta-feira, 05/09/25

Cine Ritz é alvo de vandalismo após fechamento da rua 8 em Goiânia, dizem proprietários

Fachada do Cine Ritz coberta por pichações e vidros quebrados (Divulgação Cine Ritz)

Empresários afirmam ainda que público do estabelecimento sofreu reduções

O Cine Ritz, cinema mais antigo em atividade de Goiânia, amanheceu neste domingo (31) com a fachada depredada e pichada. A administração do espaço, localizado na Rua 8, no Centro da capital, atribui o episódio ao fechamento da via para festas e eventos, que teria “afastado o público e aumentado a insegurança na região”.

“Vandalismo e destruição. Maldade e desrespeito. Depois do fechamento da rua para festas e badernas, o público do Cine Ritz deixou de ir ao cinema. Devido à bagunça, ao barulho excessivo. Falta de segurança, de estacionamento”, afirmou a direção do cinema em nota publicada nas redes sociais.

O portal conversou com os administradores do Cine Ritz, que informaram não ter conseguido registrar boletim de ocorrência até as 21h40 de domingo, mas afirmaram ter feito registros fotográficos do vandalismo e que pretendem formalizar a denúncia em breve.

Eles, que preferem não ter os nomes divulgados por temer represálias, destacam que o cinema seguiu em funcionamento, apesar da fachada depredada. “Mesmo com essa situação o cinema funcionou, mas fica um ambiente inseguro e a fachada nestas condições afasta os clientes. Seguimos, vamos continuar nossa luta e esforço em prol do cinema de rua”, afirmaram.

As imagens feitas no local mostram a fachada do cinema coberta por pichações, com vidros quebrados e cartazes de filmes danificados por garrafadas. Em um dos painéis de exibição, uma garrafa chegou a ser deixada entre o vidro trincado e o cartaz.

Até mesmo a bilheteria, que mantém o estilo tradicional do cinema, e está protegida por grades, foi cercada por marcas de vandalismo nas paredes. Um dos painéis de exibição está trincado, com cacos de vidro aparentes, enquanto o letreiro principal, que anuncia os filmes em cartaz, também foi alvo de pichações.

“Cine Ritz virou refém”

Em desabafo, os administradores lamentaram a perda de público e denunciaram que o fechamento da rua estaria contribuindo para o enfraquecimento do espaço cultural. “Não nos consultaram sobre esse fechamento. Somos a favor sempre de cultura e arte nesse espaço tão importante: o centro. Desde que seja respeitoso com todos os espaços ali existentes. Somos totalmente contra esse fechamento da Rua 8, deixando o cinema refém da bagunça e do barulho, e desse desrespeito generalizado que estão promovendo.”

Fundado em 1991, o Cine Ritz é considerado um patrimônio do Centro de Goiânia. Mesmo com apenas duas salas, que juntas comportam quase 500 pessoas, o cinema manteve ao longo dos anos um público fiel, atraído pela experiência tradicional de compra de ingressos na bilheteria, bombonière e salas com sistema de som Dolby Digital 7.1.

A administração pediu apoio das forças de segurança e da população para manter o cinema em funcionamento. “Estamos fazendo o possível e impossível para mantermos o Ritz belo, forte e seguro. O cinema mais querido da cidade que seja o mais forte e o mais respeitado”, declarou a nota.

Correio de Santa Maria, com informações da administração do Cine Ritz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *