Sábado, 14/03/26

Helicóptero do CBMDF resgata homem que quebrou perna em cachoeira

Helicóptero do CBMDF resgata homem que quebrou perna em cachoeira
Helicóptero do CBMDF resgata homem que quebrou perna em cachoeira – Reprodução

Um homem que sofreu corte e suspeita de fratura na perna foi resgatado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) na tarde deste sábado (14/3), na Cachoeira Véu de Noiva, na região da Chapada Indaiá, em Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal.

O Corpo de Bombeiros deslocou quatro viaturas por volta das 15h30, mas devido a impossibilidade de locomoção da vítima, com suspeita de fratura na perna, e a dificuldade do deslocamento por terra, o helicóptero batizado de Resgate 08 foi acionado para transportar a vítima.

Após avaliação do cenário, a equipe do 1° Esquadrão de Aviação Operacional optou pelo uso da técnica “McGuire”, desenvolvida durante a Guerra do Vietnã, onde o tripulante e a vítima são içados pela aeronave através de uma corda e transportados até um ponto seguro.

Mesmo com o alto grau de risco da manobra, o socorro foi executado sem intercorrências e o paciente, que estava consciente e orientado, foi transportado em uma ambulância para a rede hospitalar.

Helicóptero Resgate 08

Entregue ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em janeiro deste ano, o helicóptero Resgate 08, modelo AS350B3e da marca Airbus e fabricante Helibrás, tem capacidade de efetuar múltiplas missões – desde resgate e salvamento, atuação em incêndios florestais e atendimento pré-hospitalar aeromédico –, possui Certificado de Aeronavegabilidade primário, de acordo com o Manual de Procedimentos da ANAC nº 100-007, e é equipado com instrumentos e acessórios para voo diurno e noturno.

A aeronave conta com kit aeromédico, guincho de salvamento, gancho e helibalde para combate a incêndios florestais, farol de busca, pontos de ancoragem para rapel, duplo sistema hidráulico, acréscimo de potência e maior peso máximo de decolagem, piloto automático de 3 eixos e instrumentação digital de painel. Destinada ao Comando de Aviação (COMAV), atualmente está sendo operada pelo 1º Esquadrão de Aviação (1º ESAV).

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *