Representante dos EUA afirmou que, embora não seja amigo do político do PL, o considera uma pessoa honesta que estaria sendo injustiçada pelo próprio país
Em entrevista a jornalistas nesta terça-feira (15/7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o ex-governante brasileiro Jair Bolsonaro, cuja condenação por tentativa de golpe de Estado em 2022 foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República na segunda (14/7). Para o representante americano, o político do Partido Liberal é “um bom homem” e o julgamento contra ele trata-se de “caça às bruxas”.
Ao ser questionado se haveria alguma mensagem ao Brasil, relacionada ao ex-líder do país a quem demonstrou suporte, o republicano pareceu desinformado, mas não deixou de apoiá-lo. “Ele vai a julgamento agora, certo?”, perguntou. “Quando o julgamento começa?”
Atualizado sobre o fato de que o processo iniciou meses atrás, Trump questionou sobre o andamento dele. “Eles não o consideraram culpado, certo?”, indagou. “O presidente Bolsonaro é um bom homem.”
O representante americano afirma que teve a oportunidade de conhecer “muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas”, e, por isso, sabe que o ex-governante brasileiro “não é um homem desonesto”.
“Ele ama o povo do Brasil”, disse. “Ele lutou muito pelo povo do Brasil. Ele negociou bravamente contra mim pelo povo do Brasil, e foi muito difícil. Foi difícil porque ele queria fazer um bom acordo para o país dele. Ele não era um homem desonesto. E eu acredito que (o julgamento) trata-se de uma caça às bruxas e não deveria estar ocorrendo.”
Não é amigo
Trump enfatizou que não é como se Bolsonaro fosse amigo dele. “Ele é alguém que eu conheço”, esclareceu. “E eu o conheço como um representante de milhões de pessoas — de brasileiros, que são ótimas pessoas. Ele ama o país e ele lutou muito por essas pessoas e elas querem colocá-lo na cadeia.”
Por fim, o líder americano definiu o julgamento do ex-chefe de Estado como “muito lamentável” e afirmou que “ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo, porque Bolsonaro foi um presidente respeitável”.
Correio de Santa Maria, com informações da Agence France Presse.