Um levantamento preliminar da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizado na última quinta-feira, aponta que pelo menos 142 prefeituras gaúchas enfrentam dificuldades no abastecimento de diesel e aumentos abusivos de preços. Diante da situação, as cidades estão priorizando serviços essenciais, como o transporte de pacientes na área da saúde, enquanto suspendem obras que dependem de maquinário.
A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, alertou para o risco de que o problema afete outras áreas sensíveis, como o transporte escolar e o deslocamento de pacientes para outras cidades, caso o cenário persista.
Dois municípios exemplificam a gravidade da crise. Formigueiro, na região central do estado, declarou situação de emergência em 17 de março devido ao impacto no abastecimento, que afeta o escoamento da safra agrícola, a manutenção de estradas rurais e serviços essenciais como saúde, transporte escolar e segurança. Com o decreto, a prefeitura pode realizar compras emergenciais de combustíveis e priorizar o uso de máquinas para recuperação de estradas e apoio à colheita.
Tupanciretã, também na região central, declarou emergência administrativa no abastecimento de combustível em 19 de março. A medida visa garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais e o funcionamento de atividades prioritárias apesar das dificuldades no fornecimento.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que as entregas de diesel estão avançando após medidas tomadas na última semana e um leilão realizado pela Petrobras. A região da Grande Porto Alegre já foi atendida, e, devido a questões logísticas, a chegada do produto ao interior do estado deve ocorrer ao longo desta semana. O órgão segue monitorando o mercado regulado e mantendo diálogos com os agentes do setor.
O aumento abusivo de preços e a suspeita de cartéis em postos de combustível foram observados após o início do conflito provocado pelos Estados Unidos e Israel contra o Irã, no final de fevereiro. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atua em parceria com Procons de estados e municípios para fiscalizar os postos.
De acordo com balanço publicado na última sexta-feira (20), os Procons e a ANP percorreram 179 municípios em 25 estados e inspecionaram 1.180 postos, de um total de 41 mil no país.
Com informações da Agência Brasil








