Sexta-feira, 27/03/26

GDF entrega 400 lotes a pessoas com deficiência em Ceilândia

GDF entrega 400 lotes a pessoas com deficiência em Ceilândia
GDF entrega 400 lotes a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade – Reprodução

Entrega de lotes e outros benefícios habitacionais

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF), entregou 400 lotes a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade na QNR 06 de Ceilândia. A entrega foi oficializada pelo governador Ibaneis Rocha nesta sexta-feira (27), em uma cerimônia na Praça do Buriti.

“A maioria dessas famílias está inscrita no BPC [Benefício de Prestação Continuada, destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda], e esse benefício era consumido quase que todo pelo pagamento de aluguéis. Quando a gente tira essas pessoas do aluguel, nós estamos devolvendo também a dignidade de elas garantirem o seu sustento com mais tranquilidade. Então, essa entrega tem um sentido duplo, que é o da moradia, que é muito importante, mas também o de melhorar a renda dessas pessoas”, destacou o chefe do Executivo.

Cada lote tem 112,5 m². Eles integram um espaço que terá infraestrutura, como escolas, centros de saúde e área de lazer, para atender mais de 17 mil pessoas na região. “São 400 lotes urbanizados na QNR 06, já com a garantia de um Cartão Material de Construção para iniciar suas obras com um projeto de arquitetura devidamente feito com as adaptações pela Codhab. E isso significa uma transformação, uma mudança de vida dessas pessoas que têm grandes desafios na vida, continuarão tendo muitos desafios, mas o desafio da casa própria foi resolvido na data de hoje”, enfatizou o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes.

O sonho da casa própria

O autônomo Leonardo Moreira, de 35 anos, morador de Sol Nascente, comemorou a conquista. Ele esperava pelo sonho de sair do aluguel havia um ano e oito meses. “É muito importante. É dignidade. Moro de aluguel há mais de 25 anos. Esse lote vai ser muito importante. Porque nós recebemos só o BPC, não dá para nada o dinheiro. Esse lote vai dar para nós mais poder de compra, ajudar nas compras de casa”, celebrou, resumindo o sentimento em gratidão: “É o sonho da casa própria saindo do papel”.

Mais entregas e regularizações

Além dos lotes, a Codhab também promoveu a entrega de 213 escrituras de regularização fundiária, 108 documentos de emissão de escritura pública para compra e venda de imóveis na antiga Sociedade de Habitação de Interesse Social (SHIS) e 500 passaportes do programa Morar DF (cheque-moradia).

Fim da espera pela regularização

Com a entrega da escritura, o sonho da regularização chegou para o casal de bombeiros militares Werlene de Lourdes, 57, e Adélio Arcanjo, 56. Moradores de Brazlândia, eles esperavam pelo documento havia 26 anos. “Nós estamos muito ansiosos, com muita felicidade, já era muito tempo aguardando”, compartilhou Adélio.

“É gratificante demais. É uma luta que a gente vinha travando e, às vezes, perdia até a esperança e chegava a pensar em desistir, mas graças a Deus chegou o dia tão esperado e abençoado. Estamos muito felizes”, comemorou Werlene.

Detalhes do projeto habitacional

Os lotes na QR 06 foram aprovados em 2025. Os parcelamentos fazem parte de um projeto habitacional que prevê a construção de 5.690 unidades, entre casas e apartamentos, com capacidade para abrigar mais de 17 mil pessoas. O terreno total ocupa 629.368,25 metros quadrados, divididos em 589 lotes, dos quais 480 são exclusivos para moradia.

A ação integra um esforço contínuo de regularização fundiária no Distrito Federal. Desde 2019, o GDF já entregou 6.429 escrituras em diversas regiões administrativas. Com a entrega atual, o número total de documentos emitidos sobe para 6.750. Adicionalmente, o programa Morar DF, criado em 2024, atingiu 6.832 passaportes emitidos. Para ter acesso aos subsídios do programa, é necessário ter renda bruta mensal de até cinco salários mínimos e manter a habilitação regular na Codhab.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *