Segunda-feira, 06/04/26

CGDF firma cooperação com São Paulo para uso de sistema de auditoria

CGDF firma cooperação com São Paulo para uso de sistema de auditoria
CGDF firma cooperação com São Paulo para uso de sistema de auditoria desenvolvido na capital federal – Reprodução

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Controladoria-Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) firmaram um termo de cooperação técnica para a cessão do código-fonte do Sistema de Gestão de Auditorias do Distrito Federal (Saeweb). A iniciativa, formalizada em 6 de abril de 2026, fortalece o intercâmbio entre órgãos de controle e amplia o uso de soluções tecnológicas desenvolvidas no setor público para qualificar auditorias e ações de controle interno.

Detalhes da cooperação técnica

O acordo prevê a transferência do código-fonte do Saeweb, sistema criado pela CGDF para o gerenciamento de auditorias, que passará a ser utilizado pela controladoria paulistana conforme plano de trabalho previamente definido. A parceria segue as diretrizes da legislação vigente, especialmente as normas de proteção de dados pessoais e de acesso à informação.

Para o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, a cooperação fortalece o controle público por meio da colaboração entre entes federativos. “O compartilhamento do Saeweb demonstra que a inovação desenvolvida no setor público pode — e deve — ser reaproveitada. Essa cooperação reforça a eficiência da administração, evita retrabalho e fortalece o controle interno, sempre com foco na integridade e no interesse público”, destacou.

Responsabilidades e condições do acordo

Com a cooperação, a CGDF disponibiliza à CGM-SP a versão mais atualizada do sistema, além de documentação técnica e um guia para configuração e instalação. A medida consolida o Distrito Federal como referência no desenvolvimento de ferramentas voltadas à modernização do controle interno e da gestão pública.

À Controladoria-Geral do Município de São Paulo caberá a implantação do sistema, a capacitação das equipes técnicas e o suporte aos usuários internos. O uso do Saeweb será exclusivo para fins institucionais, sendo vedada qualquer forma de comercialização, cessão ou transferência do código-fonte a terceiros.

O termo não prevê repasse de recursos financeiros entre as instituições. Cada órgão arcará com os custos necessários à execução das ações sob sua responsabilidade, em regime de cooperação mútua. Também não há cessão de servidores, mantendo-se inalterada a vinculação funcional dos profissionais envolvidos.

A cooperação entre o Distrito Federal e o município de São Paulo reforça a adoção de soluções colaborativas no setor público, estimula o reaproveitamento de tecnologias já desenvolvidas e contribui para o aprimoramento dos mecanismos de auditoria e controle.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *