Sábado, 25/04/26

AGU facilita benefícios do INSS para pessoas em situação de rua em mutirão em Pernambuco

AGU facilita benefícios do INSS para pessoas em situação de rua em mutirão em Pernambuco
AGU facilita benefícios do INSS para pessoas em situação de – Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) participou do primeiro mutirão PopRuaJud de 2024 em Pernambuco, realizado no Recife nesta quinta-feira (23/04). O evento, ocorrido das 8h às 13h no Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CinPop), no bairro de Santo Amaro, visou oferecer atendimento prioritário e sem burocracia a pessoas em vulnerabilidade.

O PopRuaJud, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021, é uma política para abrir as portas da Justiça aos mais vulneráveis. Organizado por comitês estaduais com participação de tribunais, governos e órgãos como a AGU, o mutirão facilitou acordos para concessão de benefícios assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Três beneficiários saíram do evento com acordos firmados: Irineia Sena, 33 anos, Alexandre da Silva, 51, e Luciano José da Silva, 57. Eles receberão o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), benefício por incapacidade e assistencial no valor de um salário mínimo, com pagamentos a partir de junho. Os acordos, propostos pela Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), foram homologados imediatamente pela Justiça Federal em Pernambuco e cadastrados no sistema do INSS. Casos com valores retroativos terão pagamento via requisição de pequeno valor (RPV).

Alexandre da Silva, jardineiro e carroceiro impossibilitado de trabalhar após tratamento de leucemia e um ferimento na mão, planeja quitar dívidas de moradia e ajudar os filhos. Irineia Sena, técnica em segurança do trabalho em casa de acolhimento, destacou a dificuldade de acesso aos órgãos e o alívio para regularizar moradia, saúde e retorno ao trabalho. Luciano José da Silva enfatizou como o mutirão resolve pendências antigas.

Procuradores federais elogiaram a iniciativa. Rodrigo Bivar destacou a concretização de políticas públicas de forma ordenada e consensual. Felipe Caminha, em sua primeira participação, valorizou o contato direto para atender direitos básicos de maneira rápida. Lucas Pereira Vieira, subprocurador regional da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE-INSS), considerou o evento uma aproximação humanizada do Estado aos necessitados. Também presentes estavam a procuradora regional federal Larissa Suassuna e o subprocurador regional Henrique Varejão.

Além dos serviços jurídicos e previdenciários, o mutirão ofereceu vacinação, alimentação, emissão de documentos, regularização do CadÚnico, situação eleitoral e previdenciária, entre outros atendimentos de saúde e cidadania. O próximo evento está agendado para 28 de abril, em Jaboatão dos Guararapes.

A PRF5 integrou-se ao Programa Governo do Brasil na Rua, que leva serviços federais, estaduais e municipais à população. O evento itinerante passou por Fortaleza (16 e 17/04), João Pessoa (23/04) e Recife (24 e 25/04), com contribuições de procuradores federais.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *