Capacitação para combate a incêndios florestais
O Jardim Botânico de Brasília (JBB) sedia, entre segunda-feira (4) e sexta-feira (8), um curso de operador de motosserra para capacitar brigadistas que atuam no combate a incêndios florestais. A formação, que ocorre no Centro de Visitantes, integra as ações do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) do Distrito Federal, em parceria com o Prevfogo/Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema-DF).
A equipe da Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios do Jardim Botânico de Brasília será responsável por ministrar o curso, atuando como instrutores na formação técnica. Eles compartilharão conhecimentos adquiridos em capacitações realizadas em 2024, promovidas pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e pelo Serviço Florestal Norte-Americano, que contribuíram para o aprimoramento técnico de servidores do JBB e de instituições parceiras.
Manejo de espécies invasoras
Diego Miranda, gerente de Prevenção e Combate a Incêndios do Jardim Botânico de Brasília, ressalta que a iniciativa reforça a atuação das equipes. “Essa capacitação reforça a atuação técnica das equipes de prevenção e combate aos incêndios florestais, ao mesmo tempo em que contribui para o manejo ambiental responsável dentro do Jardim Botânico de Brasília. Além de qualificar os brigadistas, o curso vai realizar a retirada de espécies exóticas invasoras, como os pinheiros, que não pertencem ao Cerrado e impactam negativamente nosso bioma”, afirma.
Como parte das atividades práticas, o treinamento estará alinhado ao Plano de Manejo do JBB, com foco na remoção controlada de pinheiros em áreas específicas. Além de serem espécies exóticas invasoras que comprometem o equilíbrio do Cerrado, os pinheiros representam material altamente combustível, aumentando os riscos e a propagação de incêndios florestais. A iniciativa contribui para a recuperação ambiental e fortalece estratégias de prevenção.
*Com informações do Jardim Botânico de Brasília








