Quarta-feira, 13/05/26

Projeto de lei acaba com estudo de impacto em zona rural

Projeto de lei acaba com estudo de impacto em zona rural
Projeto de lei acaba com estudo de impacto em zona – Reprodução

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (5), após discordância de deputados de oposição, o projeto de lei de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL) que propõe a alteração da Lei nº 6.744/2020, responsável por regulamentar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) no DF. A proposta busca acrescentar um dispositivo que dispensa a necessidade desse estudo para projetos arquitetônicos voltados à organização logística, transporte e armazenamento de carga quando localizados especificamente na macrozona rural.

Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que a exigência atual impõe um tratamento igualitário entre as áreas urbana e rural, o que, segundo o texto, ignora as dinâmicas distintas de cada território. O deputado afirma que o alto custo e a complexidade técnica do EIV têm funcionado como um obstáculo ao desenvolvimento de infraestruturas de apoio à produção agrícola, contrariando o princípio de que o estudo deveria viabilizar, e não impedir, o empreendimento.

A matéria fundamenta-se no novo Plano Diretor do Distrito Federal (PDDF), aprovado pela Lei Complementar nº 1.065 de 2026, que prevê o estímulo a atividades multifuncionais no campo para fortalecer o setor primário.

O objetivo central da proposta é conferir maior agilidade e reduzir os encargos financeiros para a instalação de galpões e centros de logística rural, sob a premissa de que o impacto de vizinhança nessas regiões é substancialmente menor do que o observado em centros urbanos. O projeto agora segue para análise das comissões temáticas da Casa.

O deputado Gabriel Magno (PT) se manifestou contrário ao projeto. Segundo o parlamentar, a proposta reduz a burocracia que pode prejudicar no impacto das regiões atingidas pelo projeto.

O projeto acabou aprovado pela maioria dos parlamentares governistas.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *