Quarta-feira, 10/06/26

Governo Trump discute ter participação na OpenAI, dona do ChatGPT

Governo Trump discute ter participação na OpenAI, dona do ChatGPT
Governo Trump discute ter participação na OpenAI, dona do ChatGPT – Reprodução

IAgora?

O movimento do governo norte-americano de tomar parte de uma empresa privada é algo raro – e que lembra o modelo chinês de “economia socialista de mercado”, com influência direta em empresas locais. Mais raro ainda é essa ação estar sendo tomada por um governo republicano – embora com vários vieses populistas.

Pense que essa proposta é como se os Estados Unidos tivessem tomado ações da Apple com o sucesso do iPhone ou do Facebook após a explosão da rede social. Claro que a inteligência artificial oferece um buraco mais profundo que tecnologias anteriores, já que há o potencial de causar uma revolução no mercado de trabalho em jogo.

Tanto que até as empresas estão abertas a essa possibilidade – a própria OpenAI lançou há três meses um documento em que propõe uma distribuição de riqueza da tecnologia para a sociedade. Querem fazer isso, óbvio, nos seus próprios termos – enquanto a proposta de Bernie Sanders é de 50% de ações governamentais, o lobby empresarial já fala em até 5%, no máximo.

Esse é mais um episódio em que a inteligência artificial vira assunto de segurança nacional. Recentemente, já vimos isso com a briga entre o Pentágono e a Anthropic, assim como com o governo chinês barrando a venda de uma startup local para a Meta. Vem muito mais pela frente.

O que o mundo está dizendo sobre isso

Dividir a riqueza parece bom na teoria, especialmente enquanto a opinião pública sobre IA continua piorando. Mas um governo que tem um pedaço da OpenAI, lucra com isso e regula o setor parece um prato cheio para conflitos de interesse. Até os cheques realmente caírem na mão do americano médio, a gente só acredita vendo.
The Rundown


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *