Quarta-feira, 24/06/26

GDF entrega obras de infraestrutura no Sol Nascente

GDF entrega obras de infraestrutura no Sol Nascente
GDF entrega obras de infraestrutura no Sol Nascente – Reprodução

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou nesta quarta-feira (24) obras de infraestrutura no Sol Nascente/Pôr do Sol, em áreas do Trecho 1 e dos lotes 1 e 2 do Trecho 3. As intervenções, que somam investimento de R$ 215 milhões, incluem redes de drenagem, pavimentação asfáltica, blocos intertravados e calçadas.

A entrega contou com a participação da governadora Celina Leão e ocorreu no Trecho 3, em frente à Igreja Redenção. Segundo o governo, os serviços fazem parte das frentes de urbanização da região administrativa e têm como objetivo reduzir transtornos com lama, poeira e alagamentos, além de melhorar a circulação de moradores, pedestres e motoristas.

Durante o evento, Celina Leão afirmou que os três trechos estão sendo finalizados e disse que, com essa etapa, faltam apenas duas ruas para a conclusão de 100% do Sol Nascente com infraestrutura urbanizada e organizada. No mesmo ato, ela autorizou a construção de uma ciclovia na região, após pedido de um morador. “Está autorizado”, afirmou. “Você vai organizar, e nós vamos fazer. Vai sair. Começa semana que vem”.

Obras fazem parte do pacote de urbanização da região administrativa, que foca o bem-estar dos moradores | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

No Trecho 1 e em parte do Trecho 3, as obras receberam investimento de R$ 80 milhões, com a instalação de 7.185 metros de redes de drenagem, 44.777 metros quadrados de asfalto, 88.517 metros quadrados de blocos intertravados e 77.148 metros quadrados de calçadas. No Trecho 3, o Lote 1 recebeu aporte de R$ 75 milhões, com 7.264 metros de redes de drenagem, 57.003 metros quadrados de asfalto, 124.600 metros quadrados de blocos intertravados e 110.000 metros quadrados de calçadas. O Lote 2, também voltado para obras de infraestrutura na região, teve investimento de R$ 60 milhões.

Criado como região administrativa em 2019, o Sol Nascente/Pôr do Sol concentra mais de 95 mil moradores. Moradores e comerciantes relataram mudanças no dia a dia com a chegada das obras. A diarista Marlete Geralda de Brito, de 60 anos, disse que antes a rua era marcada por lama e poeira e que a água chegou a entrar em sua casa duas vezes. Já o empresário Robério Júnior, 62, dono de uma papelaria, afirmou que o novo asfalto e os estacionamentos facilitaram o acesso dos clientes e avalia ampliar o negócio diante do crescimento da região.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *