Quarta-feira, 01/07/26

Exposição no Planetário de Brasília celebra exploração espacial

Exposição no Planetário de Brasília celebra exploração espacial
Exposição no Planetário de Brasília celebra exploração espacial – Reprodução

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) abriu ao público a exposição Universo Espacial — A Terra é Azul, no Planetário de Brasília Luiz Cruls, no Eixo Monumental, em Brasília. A mostra celebra os 20 anos da Missão Centenário e ficará aberta para visitação até o fim de 2026, com entrada gratuita.

A programação reúne objetos históricos ligados à trajetória de Marcos Pontes, como a bandeira do Brasil, uma bola de futebol e o chapéu Panamá levado em homenagem a Santos Dumont. Pela primeira vez, o público também poderá conhecer os trajes usados pelo astronauta durante sua permanência na Estação Espacial Internacional (ISS).

Além do acervo histórico, a exposição apresenta meteoritos, modelos espaciais, peças relacionadas à exploração espacial mundial, foguetes lançados a partir da Base de Alcântara e projetos universitários premiados em competições internacionais. A mostra inclui ainda vídeos sobre os bastidores da Missão Centenário, oficinas educativas, desafios de conhecimento e outras atividades interativas.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Rafael Vitorino, a iniciativa busca despertar a curiosidade e aproximar a população da ciência. Marcos Pontes também destaca a importância de dedicação, preparação e perseverança na trajetória até o espaço.

A Missão Centenário levou Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional em 2006, tornando-o o primeiro brasileiro, sul-americano e lusófono a participar de uma missão espacial. O nome da missão faz referência aos 100 anos do voo do 14-Bis, de Alberto Santos Dumont.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *