O auditório da sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu, nesta segunda-feira, 6 de julho, o Celebra NaMoral, evento que marcou o encerramento da primeira edição da iniciativa no Programa Bombeiro Mirim. Cerca de 350 crianças de 12 brigadas participaram da solenidade, que reuniu autoridades da segurança pública local, militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), membros e servidores do MPDFT.
A parceria entre o MPDFT e o CBMDF é resultado de um acordo de cooperação. Neste semestre, o Programa Bombeiro Mirim, voltado a crianças no contraturno escolar, incorporou o NaMoral às suas atividades. Ao todo, aproximadamente 1,5 mil crianças, distribuídas em 12 brigadas, participaram das ações de integridade, ética e cidadania.
Foto: Divulgação
Durante o semestre, os brigadinos participaram de atividades como o game NaMoral, a criação dos Heróis, auditorias internas e a Expointegridade, encerrada no Dia D com a elaboração de uma cápsula do tempo, na qual os jovens registraram como imaginam o próprio futuro.
Na cerimônia, o procurador-geral de justiça, Georges Seigneur, destacou a importância da parceria entre o MPDFT e o Corpo de Bombeiros na formação cidadã dos jovens. A promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do programa, afirmou que a iniciativa aposta em uma geração ensinando a próxima. O secretário de segurança pública do DF, Alexandre Patury, disse que projetos como o Bombeiro Mirim e o NaMoral ajudam a formar uma geração comprometida com ética, cidadania e integridade. Já o coronel Flávio Murilo Nunes Pereira, do CBMDF, ressaltou o compromisso institucional da corporação com os projetos sociais e a continuidade da parceria.
Foto: Divulgação
A programação também contou com apresentações culturais dos jovens das brigadas, com destaque para encenações e músicas que abordaram valores e virtudes. A banda de música do CBMDF, Big Band, comandada pelo major Uriel Silva, também se apresentou.
Ao final, as brigadas com melhor desempenho no game NaMoral foram premiadas. Coordenadores de 11 brigadas receberam certificados, e todos os brigadinos foram homenageados com medalhas na entrada da solenidade. Luciana Asper também foi homenageada pelo CBMDF em reconhecimento à parceria e à contribuição para o fortalecimento do projeto.
Com informações do MPDFT








