Diocese do município confirmou o falecimento; governador Ronaldo Caiado também lamentou a morte do religioso
O bispo da Diocese de Anápolis, Dom João Casimiro Wilk, 74, morreu em Anápolis, nesta terça-feira (11). Ele estava internado desde 24 de outubro após um mal-estar, com um quadro de fraqueza e pressão baixa, na UTI do Centro Hospitalar Ânima. A diocese do município confirmou o falecimento.
“Dom João tinha 74 anos e servia como bispo diocesano de Anápolis desde 14 de agosto de 2004, conduzindo com sabedoria e fé o rebanho que lhe foi confiado”, diz trecho da nota. “O velório e as cerimônias fúnebres serão realizados na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre os horários e celebrações.”
Era a terceira internação de João Wilk neste ano. Em abril, ele ficou cinco dias internado por debilidade hepática e baixa atividade cardíaca, e efeitos colaterais de remédios. Já em maio, ele ficou na UTI após um episódio de desconforto abdominal.
Natural da Polônia, o bispo de 74 anos tinha problemas de insuficiência cardíaca e hepática. Em 2004, assumiu a Diocese de Anápolis, nomeado por João Paulo II, então papa.
Caiado lamenta a morte de João Wilk
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) também lamentou a morte do bispo. “Desde sua ordenação como presbítero em 1976, em Assis, na Itália, Dom João Wilk dedicou-se com zelo, erudição e amor ao serviço da Igreja”, disse em trecho da nota. “Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, à comunidade da Diocese de Anápolis e a todos os que sofrem com a perda de Dom João Wilk. Rogamos a Deus que conceda consolo e paz aos corações enlutados.”
Nota completa da Diocese de Anápolis:
A Diocese de Anápolis lamenta profundamente o falecimento de Dom João Wilk, ocorrido na tarde desta terça-feira, 11 de novembro de 2025. Dom João tinha 74 anos e servia como bispo diocesano de Anápolis desde 14 de agosto de 2004, conduzindo com sabedoria e fé o rebanho que lhe foi confiado.
O velório e as cerimônias fúnebres serão realizados na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre os horários e celebrações.
Natural da Polônia, Dom João foi ordenado presbítero em 24 de junho de 1976. Ao longo de sua caminhada pastoral, destacou-se pela dedicação, humildade e amor à Igreja, deixando um legado de fé e esperança para todo o povo de Deus.
A Diocese de Anápolis expressa suas mais sinceras condolências e pede orações pelo descanso eterno de Dom João, por sua família e por todos os fiéis que hoje se unem em prece e gratidão pela vida de seu pastor.”
Nota governador Ronaldo Caiado:
“Foi com profundo pesar que Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento de Dom João Wilk, bispo da Diocese de Anápolis, aos 74 anos, ocorrido nesta terça-feira (11/11).
Desde sua ordenação como presbítero em 1976, em Assis, na Itália, Dom João Wilk dedicou-se com zelo, erudição e amor ao serviço da Igreja, com atuação em diversas paróquias de Goiás e do Distrito Federal. Em 1998, foi nomeado bispo de Formosa e, a partir de junho de 2004, assumiu a Diocese de Anápolis, onde permaneceu mais de 21 anos com total dedicação à comunidade local.
Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, à comunidade da Diocese de Anápolis e a todos os que sofrem com a perda de Dom João Wilk. Rogamos a Deus que conceda consolo e paz aos corações enlutados.”
Correio de Santa Maria, com informações da Diocese de Anápolis








