Sexta-feira, 24/07/26

Robôs humanoides fazem cirurgia em porcos por teleoperação

Robôs humanoides fazem cirurgia em porcos por teleoperação
Robôs humanoides fazem cirurgia em porcos por teleoperação – Reprodução

O procedimento foi uma colecistectomia, que é a retirada da vesícula biliar, realizada por laparoscopia. A operação usou uma câmera endoscópica e instrumentos que atuaram dentro do corpo do animal.

Os pesquisadores relataram limitações durante os testes com os robôs humanoides. Eles citaram atraso na resposta dos comandos, colisão entre instrumentos e a necessidade de reposicionar o robô.

Apesar das dificuldades, o procedimento foi considerado um sucesso. O trabalho foi publicado na revista científica Nature e indica que a tecnologia pode se tornar uma nova ferramenta para cirurgias complexas.

O projeto avançou da ideia à cirurgia em nove meses. Os cirurgiões afirmam que o robô aumenta a precisão dos movimentos, reduz a fadiga durante a cirurgia, ocupa menos espaço que os sistemas robóticos atuais e pode ser transportado com mais facilidade.


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *