Quinta-feira, 06/08/26

Jornalista da AFP que perdeu uma perna em ataque israelense será homenageada pelo CPJ

Jornalista da AFP que perdeu uma perna em ataque israelense será homenageada pelo CPJ
Jornalista da AFP que perdeu uma perna em ataque israelense – Reprodução

“Apesar de ser o ataque contra jornalistas mais bem documentado atribuído a Israel até agora, quase três anos depois ninguém prestou contas pelo ocorrido”, afirmou o CPJ em um comunicado, no qual anunciou os homenageados com vistas ao evento, que será realizado em 19 de novembro em Nova York.

“Desde então, Assi tem lutado para que se faça justiça pela morte de Abdallah, defendido a segurança dos jornalistas e apoiado um programa de reabilitação para pessoas com lesões similares que mudaram sua vida”, acrescentou.

Dois projéteis atingiram o grupo de jornalistas com poucos segundos de diferença, enquanto trabalhavam perto da localidade fronteiriça de Alma al Shaab, em uma área onde o exército israelense e grupos armados libaneses e palestinos se enfrentavam quase diariamente.

O CPJ também distinguirá Carlos Dada, o jornalista salvadorenho que cofundou El Faro, o primeiro jornal digital da América Central, e receberá o Prêmio à Liberdade de Imprensa Gwen Ifill 2026.

Além disso, serão reconhecidos repórteres como Szabolcs Panyi, da Hungria, conhecido por suas investigações sobre o ex-primeiro-ministro Viktor Orbán, e Estefany Rodríguez, da Colômbia, detida em março por agentes enquanto trabalhava nos Estados Unidos.

Sai Zaw Thaike, fotojornalista do veículo independente Myanmar Now, detido em 2023 enquanto cobria as consequências do ciclone Mocha, também será condecorado.

“Os premiados deste ano exemplificam a determinação e a coragem dos jornalistas em todo o mundo”, disse Jodie Ginsberg, diretora-executiva do CPJ. “Suportaram perseguição, encarceramento, exílio e vigilância simplesmente para informar. É uma honra reconhecer seu compromisso com a busca da verdade”.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *