A instalação ficará no condado de Pecos, no Texas, próximo à fronteira com o México, e terá autorização para emitir mais de 30 milhões de toneladas métricas de gases de efeito estufa por ano, mais do que qualquer outra fonte no país.
A Amazon afirmou que, ao gerar sua própria energia, evitará repassar custos aos consumidores americanos, cujas contas de eletricidade aumentaram à medida que as concessionárias cobram dos clientes pela nova infraestrutura necessária para sustentar a expansão da IA.
“Nosso novo campus de centros de dados planejado no condado de Pecos faz exatamente isso: opera com uma nova geração de energia no local que não elevará os custos de eletricidade para as famílias do Texas e foi projetado para migrar para um serviço conectado à rede assim que os prazos de interconexão permitirem”, declarou um porta-voz da Amazon.
Embora sejam menos poluentes do que as usinas a carvão, as usinas movidas a gás continuam sendo importantes fontes de emissões responsáveis pelo aquecimento global. A produção de gás natural também provoca vazamentos de metano, um gás com elevado potencial de efeito estufa.
Além disso, essas usinas emitem gases tóxicos e material particulado fino, que podem representar riscos à saúde.





