Terça-feira, 18/08/26

‘Brasil segue absolutamente central para nosso modelo’, diz presidente executiva do Santander

‘Brasil segue absolutamente central para nosso modelo’, diz presidente executiva do Santander
‘Brasil segue absolutamente central para nosso modelo’, diz presidente executiva – Reprodução

A presidente executiva do Santander, Ana Botín, reiterou nesta segunda-feira, 17, importância do Brasil para os negócios do grupo espanhol. No primeiro semestre, a subsidiária brasileira respondeu pelo segundo maior lucro da instituição financeira, atrás apenas da Espanha. “O Brasil segue absolutamente central para o nosso modelo”, ressaltou, durante discurso transmitido por videoconferência à conferência anual do banco, em São Paulo.

Botín disse que o Santander tem buscado diversificar as operações do ponto de vista geográfico.

Segundo ela, o banco deve concluir a compra do americano Webster Bank, que já recebeu aval do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). “Nos vemos como uma ponta entre as Américas do Sul e do Norte e também entre a Europa e as Américas”, comentou.

A executiva acrescentou que vê o Brasil como um potencial líder na inteligência artificial, assim como o próprio banco. “Mas eu sei que, no fim das contas, uma das coisas que não vai mudar é a confiança, a forte disciplina, a sólida gestão de riscos e o planejamento em termos de responsabilidade”, garantiu.

No final do mês passado, o Santander anunciou uma oferta pública de aquisição (OPA) voluntária das ações da unidade brasileira em circulação na B3.

Para analistas, a operação deve reduzir a liquidez do papel na Bolsa, mas representa um voto de confiança da matriz nos negócios locais.

No segundo trimestre, o banco viu o lucro despencar para R$ 3 bilhões, diante do aumento das provisões contra inadimplência.

Estadão Contéudo

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *