A bovina Donna Fiv Ciav tornou-se a primeira a superar a marca mundial de R$ 50 milhões. A conquista foi registrada no Leilão Cataratas Collection, realizado em Foz do Iguaçu (PR), em 20 de novembro. A venda envolveu 25% do pacote genético da vaca paranaense, juntamente com suas clones, estabelecendo um novo recorde.
A transação foi conduzida pelo consórcio Casa Branca, Mata Velha e Nelore LMC. Após a venda, o consórcio passou a incluir a sociedade Nelore Huff, do cantor Murilo Huff, e Nelore Traia Veia, da banda Traia Veia.
Conquistas da vaca paranaense Donna Fiv Ciav
A vaca paranaense possui um histórico de conquistas notáveis, como a medalha de ouro de Melhor Matriz do Ranking Nacional 2024. Ela também é detentora de campeonatos de Progênie de Mãe na Expozebu e na Expoinel.
Destaque na Linhagem
Donna Fiv Ciav procede de uma linhagem de alto valor, sendo filha de Parla FIV AJJ, bovina que também já foi reconhecida como a mais cara do país.
Vaca Paranaense e seu Valor de Mercado
A Programa Leilões, empresa especializada em leilões, descreve a bovina como “uma das maiores matrizes de todos os tempos”. Conforme avaliações, sua produção inclui 20 reprodutores diferentes. Um representante da SAP Assessoria ressaltou que a bovina demonstra rentabilidade, com produção de volume e qualidade.
A aquisição de uma parte de Donna Fiv Ciav está ligada ao lucro proveniente da venda de seus embriões. Os sócios adquirem o direito a 25% das vendas de embriões gerados. Bezerras originadas da vaca paranaense já foram comercializadas por até R$ 1,3 milhão.
A Raça Nelore no Brasil
A raça Nelore, originária da Índia, adaptou-se às condições tropicais brasileiras. Estes animais se destacam pela capacidade de aproveitar alimentos grosseiros e pela resistência natural a parasitas. Apresentam elevada resistência ao calor e longevidade reprodutiva, tanto machos quanto fêmeas. Mais informações sobre a raça podem ser encontradas em Embrapa Gado de Corte.
Embora tenha sido inicialmente empregada na exploração leiteira, a raça Nelore atualmente é direcionada, predominantemente, à produção de carne.
Conforme dados da Associação de Criadores de Nelore do Brasil, o rebanho nacional possui mais de 200 milhões de bovinos de corte e leite criados a pasto. Desse total, estima-se que 80% do gado de corte seja Nelore ou anelorado, somando mais de 100 milhões de cabeças.
Por Correio de Santa Maria, com informações da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).








