De janeiro a novembro de 2025, Goiânia contabilizou mais de 27 mil casos confirmados de dengue. No mesmo período, foram registradas 33.033 notificações da doença e 34 óbitos. Este cenário posiciona a capital em situação de alerta, exigindo o reforço das atividades de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Durante o período analisado, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram mais de 2,2 milhões de visitas a imóveis. Nessas vistorias, os agentes identificaram mais de 32 mil focos do mosquito transmissor, distribuídos em 23 mil pontos distintos.
As vistorias também incluíram ações compulsórias, efetuadas por agentes de saúde com base na Lei 13.301/2016. Esta legislação autoriza a entrada em imóveis permanentemente fechados, especialmente quando há risco iminente à saúde pública.
Boletins epidemiológicos divulgados pela secretaria de Saúde indicaram que Goiânia registrou cerca de 6 mil casos confirmados da doença nas 11 primeiras semanas de 2025. Esses dados reforçam a necessidade contínua de vigilância e prevenção.
Estratégias de Prevenção e Combate à Dengue
Para prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, orienta-se a eliminação de criadouros, a limpeza de quintais, calhas e piscinas, e o descarte adequado de lixo. A colaboração da população é fundamental, adotando medidas simples no dia a dia, como:
- Guardar garrafas e vasos de cabeça para baixo.
- Preencher pratos de plantas com areia.
- Armazenar pneus em locais cobertos.
- Amarrar corretamente os sacos de lixo.
- Manter calhas limpas.
Reservatórios de água, caixas, cisternas e fossas devem permanecer sempre tampados e passar por limpeza periódica. Em áreas de lazer, é recomendado utilizar as lixeiras disponíveis e evitar o acúmulo de qualquer tipo de resíduo.
A Secretaria de Saúde alerta que os ovos do Aedes aegypti podem resistir por mais de um ano em ambientes secos, aguardando condições de umidade para eclodir. A eliminação de criadouros durante o período de estiagem é essencial para reduzir a multiplicação dos mosquitos na estação das chuvas, contribuindo para o controle da dengue.
Por Correio de Santa Maria, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.








