Terça-feira, 20/10/26

China critica EUA por proibição do modelo de IA DeepSeek em agências

China critica EUA por proibição do modelo de IA DeepSeek em agências
China critica EUA por proibição do modelo de IA DeepSeek – Reprodução

O DHS afirmou que os modelos da DeepSeek representam “múltiplos vetores de ameaça” e levantou preocupações de que seu uso possa resultar na transferência de dados confidenciais para a China caso sejam utilizados por funcionários do governo dos EUA ou por fornecedores.

Pequim está “profundamente insatisfeita e se opõe firmemente” à ordem, afirmou o Ministério do Comércio.

A China espera que os EUA implementem o consenso alcançado pelos dois líderes, trabalhem com a China “na mesma direção” e façam pleno uso do mecanismo de diálogo China-EUA sobre inteligência artificial, acrescentou.

Em uma declaração separada na terça-feira, o ministério também manifestou “firme oposição” às sanções dos EUA contra cinco entidades chinesas por suposto roubo de segredos comerciais relacionados à IA.

As empresas sancionadas pelo Departamento de Estado dos EUA na segunda-feira foram a Shanghai Zhisuan Technology, uma empresa de IA fundada pelo ex-engenheiro de software do Google Linwei Ding, uma empresa de capital de risco que financiou a Zhisuan, bem como três entidades relacionadas.

Ding foi considerado culpado em janeiro por roubar segredos comerciais de IA da gigante tecnológica dos EUA para beneficiar duas empresas chinesas, embora sua condenação tenha sido parcialmente anulada em agosto.


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress