Quinta-feira, 22/10/26

Ministro defende manutenção da vinculação dos benefícios previdenciários ao ajuste do mínimo

Ministro defende manutenção da vinculação dos benefícios previdenciários ao ajuste do mínimo
Ministro defende manutenção da vinculação dos benefícios previdenciários ao ajuste – Reprodução

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou, durante a abertura do 47º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que o País precisa preservar a vinculação do valor de aposentadorias e pensões à política de valorização do salário mínimo, argumentando que a desvinculação pode gerar empobrecimento e piora de indicadores sociais.

“É importante lembrar aqui que nós temos, nos últimos anos, a volta do aumento real do salário mínimo. E esse aumento real do salário mínimo está atrelado ao aumento das aposentadorias e pensões”, disse o ministro.

Segundo ele, o tema está sendo discutido na atual seara política e exige um olhar cuidadoso e dedicado de todos os atores do sistema previdenciário.

Wolney citou o Chile como exemplo de efeitos adversos. “A gente não imagina o que seria do Brasil com a desvinculação do salário mínimo, dos avanços reais do salário mínimo, das pensões e das aposentadorias. Isso aconteceu no Chile, causou um empobrecimento dos idosos”, afirmou.

Ele também mencionou a Argentina, ao dizer que o país vizinho enfrenta empobrecimento e aumento massivo de problemas sociais entre idosos.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress