A Mulher que Decide o Que o Mundo Assistir na Netflix
Chief Content Officer da Netflix
A executiva de 55 anos, responsável por aprovar os conteúdos da Netflix, é a rainha do streaming, a pessoa que decide como mais de 300 milhões de assinantes ao redor do mundo assistirão a filmes e séries em qualquer noite. Ela administra um orçamento anual de US$ 18 bilhões em conteúdo, em 50 idiomas e 190 países.
Indicações ao Globo de Ouro
A gigante do streaming liderou as indicações ao Globo de Ouro, com 35 nomeações entre cinema e televisão, incluindo produções como “Frankenstein”, de Guillermo del Toro, “Guerreiras do KPop”, séries como “Adolescência” e outras. A Warner Bros. ficou em segundo lugar nas indicações deste ano, com 31.
Aquisição da Warner Bros.
Com a Netflix se preparando para assumir ativos da Warner Bros. Discovery, o portfólio poderia incorporar a HBO, HBO Max e as franquias “Harry Potter” e “DC Comics” ao vasto catálogo que Bajaria supervisiona, que inclui “Wandinha”, “Bridgerton” e “Stranger Things”.
A executiva, atualmente na 60ª posição da lista Forbes Mulheres Mais Poderosas do Mundo poderia em breve se tornar a mulher mais importante de Hollywood.
O Caminho de Bela Bajaria
Filha de imigrantes indianos, ela passou a infância se mudando entre continentes em busca de estabilidade e oportunidades. Em 1979, seu pai levou a família para Los Angeles, onde abriu lava-jatos em busca do sonho americano.
Após se formar na California State University, em 1995, Bajaria conseguiu um cargo na CBS como assistente no departamento de filmes e minisséries. Aos 26 anos, foi indicada por um executivo sênior que estava saindo para ocupar seu cargo.
Após 15 anos na CBS, onde chegou a liderar o estúdio interno de TV a cabo, Bajaria recebeu o convite para revitalizar o estúdio da NBC Entertainment, tornando-se a primeira mulher não branca da história a liderar um grande estúdio de televisão.
Em menos de cinco anos, foi demitida por se recusar a “jogar o jogo”.
Conteúdo Internacional
Em dois anos, Bajaria passou a supervisionar também o conteúdo internacional, transformando a plataforma em um estúdio verdadeiramente global.
Um desses projetos levou ao sucesso global da série sul-coreana “Round 6”, que estreou na Netflix em setembro de 2021. No ano seguinte, a série venceu seis prêmios Emmy.
Em 2020, Sarandos se tornou co-CEO da Netflix e, três anos depois, ela o sucedeu como diretora de conteúdo.








