O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Trata-se do segundo ano consecutivo em que o PT (federação PT-PC do B-PV) assume o comando da comissão, por meio de um acordo entre os líderes partidários e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Lindenmeyer substitui o deputado Rogério Correia (PT-MG) no cargo. Na mesma votação, foram eleitos o deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) como primeiro vice-presidente e o deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) como terceiro vice-presidente. A eleição para a segunda vice-presidência não ocorreu devido à ausência de indicação formal de candidato.
O novo presidente destacou que a comissão priorizará a fiscalização dos gastos públicos ao longo de 2026. Inicialmente, os trabalhos envolverão a reunião dos deputados membros, análise de projetos pendentes do ano anterior e definição de regramentos, procedimentos e prioridades temáticas.
“O que nós faremos primeiro é reunir os deputados que estão vinculados a essa comissão, analisar todos os projetos, todas as discussões que ficaram pendentes ainda do ano passado e, a partir daí, estabeleceremos os regramentos, os procedimentos dentro da comissão, e também as prioridades, quais os temas que estarão sendo colocados”, afirmou Lindenmeyer.
Alexandre Lindenmeyer é gaúcho, natural de Rio Grande, advogado de formação e está em seu primeiro mandato como deputado federal. No ano passado, atuou como segundo vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara. Anteriormente, foi deputado estadual entre 2011 e 2013 e prefeito de Rio Grande por dois mandatos.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias








