Sexta-feira, 05/09/25

BB bloqueia cartão de crédito de Moraes por causa da Lei Magnitsky

Ministro Alexandre de Moraes durante sessão de julgamento na Primeira Turma do STF — Foto: Adriano Machado/Reuters

Não está clara qual a bandeira, mas a ele teria sido oferecido um novo cartão Elo, já que a bandeira brasileira (controlada por BB, Bradesco e Caixa) não tem operações nos Estados Unidos

O bloqueou um cartão de crédito de bandeira americana do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em função das sanções da Lei Magnitsky, segundo apurou o Valor. Não está clara qual a bandeira, mas a ele teria sido oferecido um novo cartão Elo, já que a bandeira brasileira (controlada por BB, e Caixa) não tem operações nos Estados Unidos

Procurado, o BB não se manifestou. Outras instituições consultadas pelo Valor comentaram que, por sigilo bancário, não podem informar se Moraes é correntista ou não. Quem tem os dados do cliente é o emissor do cartão, no caso o banco, e as bandeiras, apesar de serem as orquestradoras do arranjo de pagamento, não têm visibilidade das informações do portador.

Ontem, CEOs de grandes bancos que estiveram presentes em um evento em São Paulo (Mario Leão, do Santander; Roberto Sallouti, do BTG; e Milton Maluhy Filho, do Itaú) não quiseram comentar os desdobramentos da Lei Magnitsky.

Ainda assim, houve algumas declarações que poderiam ser interpretadas como indiretas nas falas dos banqueiros. Maluhy afirmou que o setor financeiro é uma das fortalezas que o Brasil tem e que, como todo bom ativo, ele precisa ser bem cuidado. “Sempre aparece um risco novo para o sistema financeiro, basta ler os jornais”, disse.

A informação de que um banco brasileiro havia bloqueado o cartão de Moraes foi publicada primeiro pela Folha de S.Paulo, sem especificar a instituição.

Correio de Santa Maria, com informações da Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *