A ausência de Gates, no entanto, seguiu-se a outro cancelamento relevante, do presidente da Nvidia, Jensen Huang, no início desta semana, e agravou a situação inicial de uma cúpula anunciada como o primeiro grande fórum de IA no Sul Global, onde a Índia busca se posicionar como uma voz líder na governança global de inteligência artificial.
A Fundação Gates afirmou que o bilionário não fará seu discurso “para garantir que o foco permaneça nas principais prioridades da Cúpula de IA”. Há poucos dias, a fundação havia desmentido os rumores sobre sua ausência e insistido que ele compareceria.
A desistência de Gates ocorre após a divulgação, no mês passado, de emails pelo Departamento de Justiça dos EUA, que incluíam comunicações entre o falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein e a equipe da Fundação Gates.
Gates afirmou que o relacionamento se limitou a discussões relacionadas à filantropia e que foi um erro da parte dele ter se encontrado com Epstein.
PRONUNCIAMENTO DE MODI E COMPROMISSOS COM A IA
Em seu discurso de abertura, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, defendeu a manutenção da segurança das crianças em plataformas de IA, ao falar nesta quinta-feira ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, do presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, do presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, e do presidente-executivo da Anthropic, Dario Amodei.








