Terça-feira, 03/03/26

Bolsas de NY fecham mistas com recuperação de mínimas após ataques ao Irã

Bolsas de NY fecham mistas com recuperação de mínimas após ataques ao Irã
Bolsas de NY fecham mistas com recuperação de mínimas após – Reprodução

São Paulo, 02 – As bolsas de Nova York fecharam sem coesão nesta segunda-feira, 2, após se recuperarem das mínimas na reação volátil ao recrudescimento das tensões no Oriente Médio. Após ataques conjuntos dos EUA e Israel ao Irã no sábado gerarem reação iraniana, o mercado reorganizava as perspectivas econômicas e de política monetária.

O Dow Jones fechou em baixa de 0,15%, aos 48.904,78 pontos, após ter chegado a operar com breve ganho em uma recuperação da mínima do dia de 48.377,96 pontos. Já o S&P 500 terminou com alta de 0,04%, aos 6.881,62 pontos, e o Nasdaq ganhou 0,36%, aos 22.748,86 pontos.

Para o Goldman Sachs, para ações e crédito, o impacto é negativo, mas apenas uma interrupção grave e prolongada no fornecimento de petróleo teria consequências substanciais para o crescimento global. A gravidade da situação passou de alta para severa em nossos cenários pré-definidos, disse a S&P Global.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o Irã poderia ter em breve capacidade de mísseis para atingir os EUA, enquanto afirmou que manteria os ataques. Já o general e conselheiro da Guarda Revolucionária do Irã, Sardar Jabbari, afirmou que o país queimará qualquer navio que tente passar pelo Estreito de Ormuz, segundo a ISNA.

As petrolíferas Chevron e da ExxonMobil avançavam 1,52% e 1,13%, respectivamente, com o salto do petróleo. A alta da commodity e notícias de ataques a aeroportos no Oriente Médio pesaram nas operadoras aéreas, como American Airlines (-4,2%), United Airlines (-2,9%) e Delta (-2,2%).

O setor de defesa foi impulsionado diante das perspectivas de lucro em função da guerra. A Northrop Grumman e a RTX registraram altas de 6% e 4,7%, respectivamente.

Grupos de transporte marítimo despencaram, liderados pelo tombo de 10,5% da Norwegian Cruise Line após projeções fracas para o ano. A Carnival caiu 7,7%, a Viking Holdings perdeu 5,2% e a Royal Caribbean cedeu 3,2%.

Os bancos tiveram pouca força de recuperação após tombos expressivos na sexta-feira. O Goldman Sachs subiu 0,8%.

Estadão Conteúdo

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *