A parceria energética Brasil-Dinamarca (BRADEP) aprovou o plano de trabalho para 2026 durante reunião realizada no Ministério de Minas e Energia (MME), com a participação da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA) e da Embaixada da Dinamarca no Brasil.
O encontro também apresentou os principais resultados alcançados ao longo de 2025, marcando o primeiro ano do quadro de colaboração BRADEP, que se estende até 2029. A aprovação do plano consolida o compromisso dos dois países com o fortalecimento da cooperação bilateral no setor energético, estabelecendo prioridades e atividades para o próximo ano.
Lorena Perim, secretária substituta de Transição Energética e Planejamento do MME, destacou a solidez da parceria. “A aprovação do Plano de Trabalho 2026 consolida a Parceria Energética Brasil-Dinamarca como um espaço estratégico de cooperação técnica e institucional. Os resultados alcançados em 2025 demonstram o alto nível de engajamento entre os dois países e reforçam nosso compromisso conjunto com o avanço da transição energética sustentável no Brasil”, afirmou.
Entre os avanços de 2025, foram promovidas 19 reuniões técnicas envolvendo órgãos governamentais e especialistas dos dois países. A cooperação incluiu intercâmbio de experiências regulatórias, visitas técnicas, workshops presenciais e missões institucionais. O Brasil recebeu especialistas dinamarqueses em oito encontros técnicos, enquanto a Dinamarca acolheu delegações brasileiras em duas oportunidades.
Como resultado desse trabalho conjunto, foram publicados dois relatórios, em parceria com stakeholders nacionais, abordando processos de licenciamento e desafios de coexistência associados ao desenvolvimento da energia eólica offshore no Brasil.








