Aulas do curso promovido pela Secretaria de Economia começam no dia 25, na Escola de Governo
Com o objetivo de capacitar servidores para atuar com o Sistema de Gestão de Contratos (e-ContratosDF), a Secretaria de Economia (Seec-DF) promove, a partir de segunda-feira (25), curso sobre o ciclo de celebração de contratos, na Escola de Governo (Egov). A iniciativa busca garantir mais eficiência, eficácia e efetividade à administração pública. As inscrições estão abertas até quinta (21), por meio deste link.
Voltada a servidores que atuam na área de contratos, gestores e fiscais, a capacitação abordará temas como cadastro de contratos, aditivos e apostilamentos, uso de filtros para extração de informações, ordens de serviço e entrega, quitação, além da legislação aplicada ao sistema e à fiscalização contratual.
O curso será ministrado pela gerente de Soluções Integradas e especialista em Gestão de TI, Sara Sousa; e pelo diretor de Monitoramento do e-ContratosDF e cientista de dados, João Paulo Monteiro. A metodologia usada por eles combina aulas expositivas e atividades práticas.
“As aulas expositivas são importantes para apresentar conceitos, fundamentos e a relevância do sistema para a gestão”, explica João Paulo. “Já as atividades práticas permitem que os servidores consolidem o conhecimento em situações reais”, completa.
Sistema
O e-ContratosDF integra o Programa Gestão de Compras Governamentais do Distrito Federal (ComprasDF), criado para centralizar a gestão de contratos, permitir o gerenciamento online dos instrumentos e ampliar o controle, a transparência e a participação social no ciclo de compras públicas.
O sistema é obrigatório na maioria dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do DF que utilizam o Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGo) para seus registros financeiros. Essa obrigatoriedade foi estabelecida pelos Decretos nº 39.211/2018 e nº 40.447/2020, e a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) é responsável por fiscalizar sua utilização.
Correio de Santa Maria, com informações da Secretaria de Economia