A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalizou com sucesso a primeira fase de testes do sistema de impedimento semiautomático (SAOT) no Estádio do Maracanã. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20/2).
Os testes ocorreram durante o clássico entre Fluminense e Botafogo, realizado em 12 de fevereiro, pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A tecnologia confirmou a precisão das decisões da arbitragem em campo, validando os acertos em lances milimétricos de impedimento.
O sistema gerou imagens “gamificadas”, representações 3D com linhas virtuais e animações dos jogadores, que demonstraram claramente as marcações.
O Maracanã se tornou o primeiro estádio brasileiro a receber e testar o SAOT, com instalação de câmeras de rastreamento óptico em pontos estratégicos do campo. Apesar da eficácia demonstrada, os árbitros ainda não tiveram acesso às imagens em tempo real durante a partida, pois o processo está na fase de avaliação e calibração.
Segundo o presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da CBF, Netto Góes, os resultados foram “muito positivos” e abrem excelentes perspectivas para a implementação oficial da tecnologia no Brasileirão.
A CBF informou que o Maracanã passará por mais uma rodada de testes em breve. Enquanto isso, a instalação do equipamento avança em outros estádios que sediarão jogos da Série A, como Arena do Grêmio, Arena MRV, Allianz Parque, Mineirão, Arena Fonte Nova e Vila Belmiro.








