A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, apresentou, nesta terça-feira (13), o balanço do programa Administração Regional 24 Horas, serviço de atendimento digital às demandas de manutenção urbana, em reunião com os administradores regionais no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O sistema já contabiliza 67.231 solicitações, das quais 64.917 foram consideradas efetivas e 48.672 atendidas até janeiro deste ano, representando 76,15% de resolutividade. Os números também revelam uma redução de 85% no tempo médio de resposta às demandas desde a implementação do modelo digital.
Balanço do sistema Administração Regional 24 Horas
“Hoje nós fomos analisar esses dados juntos com os nossos administradores. Ver as maiores demandas e se isso batia com as demandas das ouvidorias”, revelou Celina Leão. “Eles nos trouxeram aqui as demandas e as maiores dificuldades, que nós elencamos para que a gente tenha a cada dia mais uma administração como a população espera, transparente, rápida e eficaz”, disse.
Principais demandas
Segundo Celina Leão, algumas necessidades de manutenção são comuns entre as administrações. O serviço mais solicitado no sistema é a pavimentação, com 10.106 pedidos. O programa também registrou 8.969 pedidos de poda de árvores e 4.699 de reparo na iluminação pública.
Outra demanda apresentada foi o descarte irregular de lixo, que somou 5.648 menções na plataforma ao reunir solicitações de acúmulo de lixo e de entulho. “Vamos apertar muito a fiscalização no descarte irregular. Uma legislação está sendo preparada para encaminhar à Câmara Legislativa, com multas pesadas e notificação policial. Nós estamos também com os administradores fazendo todo mapeamento das áreas para que eles possam receber o programa do SLU [De cara nova], que refaz esses lugares. Também vamos investir ainda mais em papa-lixo e papa-entulho”, afirmou a governadora em exercício.
Modernização e planos futuros do Administração Regional 24 Horas
Durante o encontro, a governadora em exercício adiantou que este ano a plataforma vai abranger todos os órgãos do GDF e se integrar ao Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF). A medida segue o plano do governo de modernizar a administração pública, conforme revelado por Celina Leão em reunião com secretários de Estado e presidentes de empresas do GDF.
“Está sendo feita toda uma programação para que a gente tenha um sistema de gestão unificado das ações que acontecem nas nossas cidades, para que isso seja feito com 100% de transparência, informação e comunicação com o cidadão”, comentou a governadora em exercício.
Além disso, em 2026, o sistema terá a operacionalização do serviço de pavimentação asfáltica de forma 100% digital, a emissão de 100% das solicitações por meios digitais e a criação de um painel público de transparência ativa para ampliar a eficiência da gestão e o acesso da população às informações.
Como funciona o sistema
O programa Administração Regional 24 Horas tem como objetivo aprimorar a comunicação entre o cidadão e o poder público, permitindo o registro de solicitações a qualquer hora do dia, sem a necessidade de deslocamento até a sede das administrações regionais. Atualmente, a plataforma oferece 35 tipos de serviços voltados a manutenção, organização e conservação dos espaços públicos.
O programa opera por meio de cinco canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana:
- Site Portal do Cidadão
- Telefone 156
- Aplicativo eGDF
- WhatsApp (3410-9000)
O cidadão pode optar por solicitações identificadas, com login GovBR, que permitem acompanhar o andamento do pedido, receber notificações por e-mail e participar de pesquisas de satisfação, ou por solicitações não identificadas, que geram apenas um protocolo ao final do registro e possuem limite diário.








