Domingo, 15/02/26

CEM 03 de Taguatinga alcança 100 aprovações em universidades públicas

CEM 03 de Taguatinga alcança 100 aprovações em universidades públicas
CEM 03 de Taguatinga chega a 100 aprovações em universidades públicas e reforça impacto de projeto pedagógico – Reprodução

Sucesso do projeto Núcleo de Apoio aos Vestibulandos (Nave)

O Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga já contabiliza 100 aprovações de alunos em universidades públicas em 2026, um resultado atribuído ao projeto multidisciplinar Núcleo de Apoio aos Vestibulandos (Nave), implantado em junho de 2023. A iniciativa elevou o número de aprovações anuais de uma média de 20, registrada até 2023, para mais de 150, com um crescimento expressivo que começou em 2024, quando o número de aprovações ultrapassou 100.

Metodologia e Estrutura

Com espaço próprio na unidade de ensino, o Nave acompanha os estudantes desde o início do ensino médio e envolve professores de diferentes áreas, com foco nas matrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Entre as ações estão mentorias individuais, empréstimo de material didático, grupos de estudo no contraturno, simulados, palestras, orientação para escolha de cursos e aulões, além de visitas guiadas a universidades públicas.

Idealizadora e coordenadora do projeto, a professora Regina Cotrim destaca que o acompanhamento contínuo é um dos principais diferenciais. “É um trabalho feito com acompanhamento de perto, desde o primeiro ano orientando, emprestando material, fazendo visitas às universidades e ajudando o aluno a entender que aquele espaço também é dele. Se o aluno não quiser entrar na universidade, está tudo bem. Mas aquele que quer e tem esse desejo, recebe todo o apoio na escola.”

Além do conteúdo pedagógico, o projeto atua no esclarecimento sobre processos seletivos, inscrições e análise de notas. A iniciativa é desenvolvida com recursos da própria escola, doações de material e, mais recentemente, com apoio obtido por meio de edital parlamentar.

Impacto na perspectiva dos alunos

A diretora da escola, Simone Soares Gonçalves, explicou que muitos alunos não sabiam como realizar as inscrições nas provas e nas universidades. “O conhecimento dos espaços universitários também fez diferença porque os estudantes achavam isso muito distante deles. Muitas vezes, o aluno da escola pública não acredita que aquele espaço é para ele, então a diferença maior é mostrar que eles são capazes”, observou.

Atualmente, cerca de metade dos aproximadamente 1.200 alunos do CEM 03 de Taguatinga participam das ações do Nave. No último ano, quase metade dos estudantes do terceiro ano conseguiu aprovação em instituições públicas como a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Depoimentos de estudantes

Entre os ex-alunos aprovados está Miguel de Carvalho Santos, de 18 anos, que foi aprovado em Ciência da Computação na UnB. Ele apontou o projeto como uma das ferramentas mais importantes para a conquista: “O Nave sempre mostrou que a universidade é uma porta de entrada para tudo que você quer realizar profissionalmente. Isso foi muito importante para eu entender o que eu realmente queria fazer.”

Outra aprovada em 2026 foi a estudante Crislayne Rocha, de 17 anos, que passou em Farmácia na UnB e em Letras no IFB. “Antes eu tinha muita dificuldade para estudar e minhas notas eram um pouco mais baixas. Depois de entrar com os direcionamentos e participar dos grupos de estudo, realmente ficou muito mais fácil de estudar. Antes eu achava impossível um aluno de escola pública passar numa [universidade] federal. Depois do Nave, minha perspectiva mudou completamente”, afirmou.

Ainda em preparação, Elizabeth Alves da Silva Aguiar, de 15 anos, e João Vitor Gonçalves Moreira, 16, ambos interessados em Medicina, relatam que o projeto contribuiu para aumentar a confiança. “Sem esse projeto eu estaria muito menos preparado. Ainda dá medo, por serem provas difíceis, mas a confiança é muito maior com esse apoio que temos”, avalia João Vitor.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *