Sexta-feira, 06/02/26

CGDF lança cronograma de capacitações em gestão de riscos para 2026

CGDF lança cronograma de capacitações em gestão de riscos para 2026
CGDF lança cronograma de capacitações em gestão de riscos para – Reprodução

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou o cronograma de capacitações em gestão de riscos para o exercício de 2026. Com uma carga horária total de 120 horas de formação técnica, a iniciativa busca consolidar a cultura de integridade e fortalecer os controles internos em todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

O novo ciclo de treinamentos está alinhado às diretrizes da auditoria governamental e às recomendações técnicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). As ações reforçam a gestão de riscos, os controles internos e a integridade pública, apoiando gestores na implementação de programas de integridade e na adequação à Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações.

“Quando o risco é bem-gerenciado, a sociedade ganha com serviços públicos mais consistentes”, afirma o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.

A gestão de riscos é reconhecida como um dos pilares para a melhoria dos resultados na administração pública, contribuindo para a mitigação de falhas operacionais e estratégicas, além de favorecer decisões mais seguras, eficientes e transparentes. “Quando mapeamos riscos nos processos de trabalho, identificamos fragilidades antes que se tornem problemas reais; em vez de apagar incêndios, passamos a preveni-los, e isso poupa tempo, recursos e energia de toda a máquina pública”, destaca Artur Dornas, participante do curso de 2025 e coordenador do Subcomitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Governo (Segov-DF).

A programação para 2026 inclui o curso “Gestão de riscos e programas de integridade na administração pública”, em formato de oficinas práticas, com 20 horas; o curso “Gerenciamento de riscos utilizando o sistema SaeWeb”, prático em ambiente de laboratório, com 8 horas; e palestras de quatro horas sobre “Aplicação da gestão de riscos na perspectiva da Lei nº 14.133/2021” e “Gestão de riscos como ferramenta de apoio à estratégia e à tomada de decisão”.

As inscrições serão abertas em breve e poderão ser feitas pelo site da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov).

Nos últimos anos, a CGDF intensificou o suporte técnico às unidades do GDF. Em 2024, capacitou 233 servidores em gestão de riscos e programas de integridade e outros 111 no uso do sistema SaeWeb, totalizando 344 servidores. Em 2025, o número chegou a 400, representando um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior.

Ainda em 2025, a CGDF promoveu treinamento prático em Gerenciamento de Riscos pelo SaeWeb, com foco em aspectos metodológicos e boas práticas. A iniciativa incluiu a publicação do Guia Prático de Gestão de Riscos Aplicada à Elaboração e Implementação de Políticas Públicas e do Guia para Análise de Programas de Integridade Privada, além de consultoria e suporte técnico a mais de 70 órgãos, e instruções normativas que reestruturaram comitês de governança e estabeleceram prazos para a gestão de riscos no Distrito Federal.

Com informações da Controladoria-Geral do DF

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *