Vai ser possível visualizar o fenômeno a olho nu. A previsão é de cerca de 6 meteoros por hora, com possibilidade de pico de até 20 meteoros por hora. A observação é uma tarefa que exige paciência, uma vez que o fenômeno não é uma explosão de fogos. Você vai observar “riscos” cortando o céu, com maior ou menos intensidade, e com extensões distintas.
Quem quiser visualizar, deve ficar de olho na estrela de referência Alfa Centauri. Lá, deve ficar concentrada a maior atividade da chuva. Como referência, a gente pode localizar o Cruzeiro do Sul no céu, e mirar as duas estrelas mais brilhantes próximas a ele. Outra opção é usar algum app para localizar a estrela, como Sky Tonight, Star Walk 2 e Skyview Lite. Basta instalar, apontar para o céu e localizar a estrela.
Tenha calma e paciência. O Exoss, organização de ciência cidadã e que monitora meteoros, recomenda que você:
- Escolha um lugar confortável e espere com paciência
- Aguarde 15 a 20 minutos para seus olhos se acostumem com a escuridão
- Localize o ponto no céu usando um mapa (via app) ou a estrela de referência da constelação –nesse caso, é a Alfa Centauri
Na chuva de meteoros, aparecem as “estrelas cadentes”. O fenômeno astronômico tem relação com diversos meteoros que entram na atmosfera da Terra, criando rastros luminosos no céu. Isso ocorre quando a Terra cruza a órbita de cometas ou asteroides.








